Homem é morto a tiros em casa na Zona Sul do Recife; outros três feridos

Homem morre após levar tiro dentro de casa na Zona Sul do Recife; outras três
pessoas ficam feridas

Em 2024, ao menos 201 pessoas foram baleadas em imóveis residenciais no Grande Recife, segundo Instituto Fogo Cruzado.

1 de 1 Rua Mirinzal, no bairro do Jordão Baixo, na Zona Sul do Recife — Foto:
Reprodução/Google Street View

Rua Mirinzal, no bairro do Jordão Baixo, na Zona Sul do Recife — Foto:
Reprodução/Google Street View

Um homem foi morto a tiros numa casa no bairro do Jordão Baixo, na Zona Sul do Recife. De acordo com a Polícia Militar, ele estava com outras três pessoas, duas mulheres e um segundo homem, que também foram atingidos e levados a uma unidade de saúde.

Em 2024, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, ao menos 201 pessoas foram baleadas em residências no Grande Recife. Em 85% dos casos, as vítimas morreram (saiba mais abaixo).

✅ Receba no WhatsApp as notícias do de PE O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (11), na Rua Mirinzal. A DEINFORMAÇÃO MILITAR informou que o 19º Batalhão foi acionado para ir até o local por volta das 4h30. Segundo a corporação, testemunhas contaram que as vítimas estavam bebendo quando homens armados se aproximaram da casa e começaram a disparar os tiros.

Um dos homens que estavam na residência, identificado como Paulo Bauduíno da Silva, de 39 anos, morreu no local. A DEINFORMAÇÃO MILITAR apurou que ele era o alvo dos criminosos. Além dele, foram baleadas duas mulheres, de 34 e 36 anos, e o irmão de uma delas, de 37 anos.

Os feridos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul da cidade, e depois foram transferidos para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Centro da capital pernambucana.

A DEINFORMAÇÃO MILITAR tenta contato com o Hospital da Restauração para confirmar o estado de saúde deles.

A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para apurar o caso, que foi registrado pela Força Tarefa de Homicídios da Capital.

201 BALEADOS DENTRO DE CASA

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta semana, mostra que, em 2024, ao menos 201 pessoas foram baleadas dentro de imóveis residenciais no Grande Recife. Do total de vítimas registradas desde janeiro deste ano, 171 morreram, o que corresponde a 85% dos casos.

Em média, foram registrados 16 casos por mês. Conforme o levantamento, das 201 vítimas:

174 são adultas, com idades entre 18 e 59 anos (86,5% do total), das quais 151 morreram e 23 ficaram feridas;
20 são adolescentes, dos quais 15 morreram e cinco se feriram;
Três são crianças (duas morreram);
Uma não teve a faixa etária identificada.

Além disso, de acordo com o instituto, 107 vítimas são negras, representando 53% do total. Dessas, 101 morreram. Outras 19 são brancas (17 mortas e duas feridas), enquanto 75 pessoas baleadas não tiveram cor e raça identificadas. Nesse último grupo, foram constatadas 53 mortes.

Entre os municípios, o Recife foi a cidade que concentrou o maior número de casos, conforme o ranking abaixo:

Recife — 50 baleados (43 mortos);
Jaboatão dos Guararapes — 40 baleados (34 mortos);
Olinda — 20 baleados (16 mortos);
Cabo de Santo Agostinho — 19 baleados (18 mortos);
Ilha de Itamaracá — 17 baleados (11 baleados);
Camaragibe — 15 baleados (11 mortos);
Paulista — 12 baleados (10 mortos);
Goiana — 7 baleados (6 mortos);
Igarassu — 6 baleados (todos morreram);
São Lourenço da Mata — 6 baleados (todos morreram);
Moreno — 4 baleados (todos morreram);
Abreu e Lima — 3 baleados (todos morreram);
Ipojuca — 2 baleados (todos morreram).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta de Chuvas Intensas: Perigo Potencial em Caruaru e Região de Pernambuco – Confira as Medidas de Segurança!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma notificação de “perigo potencial” para chuvas que vão atingir Caruaru e outros municípios do Agreste, Sertão e Mata Sul do estado de Pernambuco. A previsão é que a chuva fique entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e que os ventos intensos chegem até os 60 quilômetros por hora. Existe ainda o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As orientações para a população são, segundo o INMET, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em situações mais graves, é recomendado ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira os municípios notificados pelo Inmet para chuvas com perigo potencial: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Água Preta, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Arcoverde, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Betânia, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Brejão, Brejinho, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Casinhas, Catende, Correntes, Cortês, Cupira, Custódia, Flores, Floresta, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Inajá, Ingazeira, Itapetim, Jaqueira, Jataúba, Jatobá, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Machados, Orobó, Orocó, Ouricuri, Palmares, Palmeirina, Paranatama, Parnamirim, Pedra, Pesqueira, Quipapá, Quixaba, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, Saloá, Sanharó, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria do Cambucá, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São José do Egito, São Vicente Férrer, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Sirinhaém, Solidão, Surubim, Tabira, Tacaimbó, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Timbaúba, Toritama, Tracunhaém, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa, Vertentes e Xexéu.

Para se manter informado sobre as notícias de Caruaru e região, você pode acessar vídeos e conteúdos sobre a região sem sair de casa, evitando se expor a situações de risco. A prevenção é fundamental em períodos de chuvas intensas. Em caso de emergência, lembre-se de acionar os órgãos competentes e seguir as orientações de segurança. Esteja atento e proteja-se!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp