Homem é morto a tiros por PM após furtar sabão em supermercado em São Paulo

PM Executa Jovem Acusado de Furto em SP

No dia 3 de novembro, um policial militar de folga, Vinicius de Lima Britto, executou Gabriel Renan da Silva Soares com tiros pelas costas em frente ao mercado Oxxo, localizado na Avenida Cupecê, no Jardim Prudência, na Zona Sul de São Paulo. Gabriel, de 26 anos, foi acusado de roubar produtos de limpeza.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o policial militar Vinicius de Lima Britto foi afastado de suas funções operacionais após o incidente. A execução foi registrada por uma câmera de segurança e está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Vinicius estava no caixa do mercado pagando pelas suas compras quando percebeu Gabriel roubando produtos de limpeza. O policial sacou sua arma e atirou várias vezes nas costas de Gabriel, que tentava fugir. O jovem morreu no chão do estacionamento com 11 perfurações pelo corpo: três no tórax, duas na mão esquerda, uma no antebraço esquerdo, uma na orelha direita, três no antebraço direito e uma no rosto.

No depoimento, Vinicius alegou que Gabriel estava armado e colocou a mão no bolso do moletom, o que o levou a atirar em legítima defesa. No entanto, a advogada da família, Fatima Taddeo, contestou essa versão: “Está comprovado que a gente estava certo e ele mentiu em depoimento, porque ele diz que apresentou voz de prisão. Porém, quando ele [Gabriel] escorrega, ele já saiu atirando […] Ele é um assassino.”

A mãe de Gabriel, Silvia Aparecida da Silva, descreveu o filho como um usuário de drogas que lutava contra o vício há anos. Seu aniversário seria no dia 7 de novembro, quando ele completaria 27 anos.

O funcionário do mercado testemunhou que Gabriel pegou quatro a cinco produtos de limpeza e tentou correr, mas caiu no chão do estacionamento após escorregar em papelões. O PM foi para fora do estabelecimento e, segundo a testemunha, Gabriel se levantou, colocou a mão no bolso da blusa e disse: “Não mexe comigo que estou armado, não quero nada do que é seu.” Em reação, Vinicius atirou novamente.

O Oxxo afirmou que o PM não é funcionário do mercado e lamentou profundamente o ocorrido. A rede informou que seus colaboradores acionaram imediatamente as autoridades e que as imagens do sistema de segurança estão à disposição dos órgãos competentes para contribuir com a investigação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo lança Operação Natal Seguro no Transporte Público

A Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançam, nesta quinta-feira, 05, às 9h30, no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, a Operação Natal Seguro no Transporte Público.

O objetivo é intensificar o policiamento no interior e nas proximidades dos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo (sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste), em Goiânia.

A ação é uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM/GO), a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

Coletiva de imprensa

Será concedida uma entrevista coletiva à imprensa no local, com a participação do secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, o diretor de Transportes do Redemob Consórcio, Cézane Siqueira, e os comandantes do Comando de Policiamento da Capital, Cel. Pedro Henrique Batista Alves de Paiva, e do Batalhão de Terminais, o Ten. Cel. Johnathan Tarley Rodrigues.

O evento contará com a presença de mais de 100 policiais e diversas viaturas de diversas tropas, incluindo batalhões especializados como as Rotam, Giro e Patrulha Maria da Penha.

Após o fim da coletiva, os policiais sairão em comboio descendo pela Rua 90, passando pela Praça Cívica, seguindo pelas Avenidas Araguaia e Anhanguera até chegar ao Terminal da Praça A, ponto de maior concentração de compras de Goiânia no período de festas.

Natal Seguro no Transporte Público

O efetivo responsável pela segurança nos terminais será ampliado em mais de 100% para garantir a segurança da população neste período de festividades de fim de ano, quando há uma maior movimentação e o comércio se aquece com as compras de Natal e Ano Novo.

A intenção é agir de forma preventiva e reduzir os índices de criminalidade.

Goiânia é a única capital do país que conta com um batalhão especializado para garantir a segurança nos terminais do transporte, e a tropa alcançou resultados significativos, com uma queda de 67% no número de furtos e 57% no quantitativo de roubos registrados ao longo deste ano em comparação a 2023.

Segurança

Diariamente, mais de 500 mil pessoas embarcam e desembarcam nos veículos do transporte coletivo em Goiânia e Região Metropolitana. O Governo de Goiás está comprometido em oferecer segurança aos usuários do transporte coletivo.

Além do reforço no policiamento, os passageiros podem contar com 1173 câmeras de monitoramento instaladas nos terminais, todas interligadas à central monitorada pela Secretaria de Segurança Pública.

Além disso, outra preocupação é com a segurança das mulheres, que podem acionar o aplicativo Mulher Segura para fazer denúncias caso sejam vítimas de crimes, como por exemplo o assédio sexual, dentro dos terminais ou no trajeto percorrido pelos ônibus.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp