Um homem foi preso suspeito de tentar matar uma cachorra com golpes de machadinha para comer. O caso ocorreu em Planaltina, no Distrito Federal, e após diversas denúncias da população, policiais militares resgataram o animal com vida.
De acordo com relatos dos vizinhos, o agressor aparentava ter transtorno psiquiátrico e dizia a todos em volta que iria comer o animal. A cadela teria sido arrastada da rua para a casa do acusado antes do ataque.
Os policiais militares precisaram arrombar a casa do agressor para resgatar a cadela. O acusado estava com uma faca, um facão e uma marreta de borracha na cintura. A cachorra estava muito ferida e com dificuldade para respirar.
Protetoras de animais conseguiram fazer as ações de primeiros-socorros para estabilizar a cachorra, que também está com as costelas quebradas. No entanto, a cadela está internada em estado grave. Preso em flagrante por maus-tratos, o homem foi levado para uma delegacia de Planaltina.
Maus-tratos contra cães e gatos
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.