Saiba quem é o homem preso em Olinda por fazer ameaças ao youtuber Felca
Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, foi preso nesta segunda (25).
Polícia de SP prende homem acusado de fazer ameaças ao youtuber Felca
Polícia de SP prende homem acusado de fazer ameaças ao youtuber Felca
Cayo Lucas Rodrigues dos Santos é o nome do homem preso nesta segunda-feira (25), acusado de ameaças ao youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. O homem, que tem 22 anos, foi detido em casa, em Olinda, pela Polícia Civil de São Paulo, responsável pela investigação (veja vídeo acima).
No dia 6 de agosto, Felca publicou um vídeo-denúncia sobre exploração e abuso de crianças e adolescentes na internet. O youtuber faz um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças, e relata como o algoritmo divulga esse tipo de conteúdo.
Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, ele vendia material infantil na internet, e de acordo com a polícia de São Paulo, ele também vendia vídeos e fotos de vítimas de estupro virtual. Por isso, fez ameaças ao youtuber depois do vídeo.
Já a polícia pernambucana disse que o criminoso já era investigado em Pernambuco por outros crimes, sem informar quais.
No momento em que foi detido, Cayo Lucas estava acompanhado de outro homem e, de acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, ele foi preso em flagrante por invasão de dispositivo informático.
Os dois foram levados para a Delegacia de Crimes Cibernéticos, na Boa Vista, na região central do Recife. De acordo com o cadastro de Cayo Lucas na Secretaria de Defesa Social (SDS), ele tem fundamental completo e tem as ocupações “estudante, mensageiro e office-boy”.
Segundo a investigação da polícia de DE, Cayo Lucas utilizava uma conta na rede social Telegram para anunciar serviços criminosos. Numa postagem, ele prometia obter identidade, bloquear contas bancárias e pegar foto 3×4 “de qualquer pessoa do Brasil”.
Em pesquisa no Telegram pelo nome de usuário utilizado por Cayo Lucas, há um canal em que um usuário o acusa de enganar pessoas que o contratavam para serviços ilícitos.
Na denúncia, ele é chamado de “lammer”, termo pejorativo usado para descrever alguém que tenta parecer um hacker, mas não entende muito bem o que está fazendo, e de “lotter”, que seria alguém que tenta aplicar golpes ou fraudes de forma amadora, geralmente usando métodos simples ou repetitivos.
Nos sistemas do Tribunal de Justiça de Pernambuco, consta que Cayo Lucas responde a um processo por crime de trânsito.
Cayo Lucas foi preso em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido no sábado (23) pela Vara Criminal de Plantão do Tribunal de Justiça de São Paulo. No documento, consta que ele é investigado pelo crime de ameaça.
No momento da prisão, segundo a polícia de DE, constatou-se que o computador de Cayo estava aberto na tela de acesso à plataforma de Segurança Pública de Pernambuco, “circunstância que reforça a gravidade da conduta e será objeto de análise pericial”.
Segundo a Polícia Civil pernambucana, após prestar depoimento, os dois homens presos serão apresentados em audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.