Um homem foi preso em flagrante nesta quarta-feira, 17, por maus-tratos contra um pitbull, que foi resgatado em estado esquelético, além de apresentar ferimentos por todo o corpo, principalmente no rosto, em Caldas Novas, no sul goiano. Segundo a Polícia Civil (PC), o animal estava com ferimento aberto no olho, além de apresentar fraqueza devido a desnutrição.
Pitbull é vítima de maus-tratos
O ambiente em que o cachorro vivia estava em estado precário de higiene, com fezes, mato e focos de dengue. Além disso, não havia sinal de comida e a pouca água disponível para o cão beber estava acondicionada em uma panela suja.
O crime foi descoberto, conforme a corporação, pelos agentes de fiscalização ambiental do município, que receberam denúncias anônimas, mas quando foram averiguar as informações foram barrados pelo tutor do animal. Ao tomar conhecimento do caso, a PC foi até o local e constatou o crime.
Ao ser questionado sobre a precariedade em que o cachorro se encontrava, o tutor afirmou não saber qual era o problema de saúde do animal, e que estava fazendo uma “vaquinha” para levá-lo ao veterinário. Ele disse ainda que o pitbull se alimenta dos restos de comida da casa e reforçou que estava sobrecarregado demais para dar os cuidados devidos.
O animal foi resgatado e encaminhado ao veterinário. O homem, por outro lado, foi conduzido à delegacia e, posteriormente, para a unidade prisional da cidade. Caso seja condenado, ele poderá pegar uma pena de até cinco anos, além de multa e proibição de guarda.