Um suspeito de 42 anos foi preso por furto qualificado nesta terça-feira (11) pela Polícia Civil, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar). Ele seria responsável por desviar cargas de emulsão asfáltica avaliadas em meio milhão de reais. O homem foi preso em Aparecida de Goiânia.
As investigações foram iniciadas há cinco meses e tinha como objetivo desvendar a autoria de subtrações de cargas de insumos para a fabricação de asfaltos, de altíssimo valor agregado. As diligências inicias deram conta de que, nos quadros da empresa vítima (uma fabricante dos produtos), existia um estruturado grupos criminosos que se especializou em desviar partes das cargas sendo adulterado os pesos originais dos insumos colocados nos caminhões. Na hora da entrega, as vítimas compradores ficavam no prejuízo pela aferição incorreta da pesagem, situação que apenas tomou conta após as investigações.
O valor do prejuízo às vítimas (prefeituras e pessoas jurídicas ligadas à administração de forma indireta) pode ultrapassar dezena de milhões de reais. ”É importante destacar que a prisão do investigado só se deu em razão de ação controlada, concedida judicialmente a pedido da PCGO”, afirma o delegado responsável pelo caso, Diogo Luiz Barreira Gomes.
Os representantes das vítimas estão sendo ouvidos pela Polícia Civil e as investigações prosseguem para a localização de outros autores.