Um homem de 45 anos foi preso em flagrante nesta sexta (29) por maus-tratos e exploração financeira da mãe, de 91 anos. O filho recebia em nome dela o beneficio do INSS e também o aluguel de uma casa no fundo do lote onde eles moravam, no setor Green Park, em Goiânia.
Quando a equipe da Delegacia Especializada no Atendimento a Idoso de Goiânia (Deai) chegou ao local, a mulher estava em situação desumana. Segundo o delegado Alexandre Alvim, no local não havia condições mínimas para uma sobrevivência digna. “Não tinha alimentos adequados, medicação e o ambiente era insalubre, bastante sujo”, disse.
Alvim afirma que o homem recebia os benefícios da mãe, gastava em proveito próprio e não repassava nada para ela. “Ele não colocava comida em casa. A idosa dependia da ajuda de vizinhos para se alimentar. Em razão disso se configurou o crime de abandono, maus tratos, exploração financeira, que culminaram na prisão em flagrante desse filho”, detalhou.
Após a prisão, a mulher foi assistida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e encaminhada para um abrigo temporário.
Combate nacional
A ação da Polícia Civil faz parte da Operação Vetus II, deflagrada em 15 de outubro. Desde então, policiais civis de todo o país estão em força-tarefa apurando denúncias recebidas para combater a violência contra idosos. Em Goiás, a Vetus II é coordenada pela Deai.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)