Press "Enter" to skip to content

Homem é preso por manter pai e tia idosos em cárcere com condições desumanas

Última atualização 04/09/2023 | 15:19

Um cenário desolador de negligência veio à tona quando um homem de 36 anos foi detido na última sexta-feira, 1, por manter seu pai, de 85 anos, e sua tia, de 71 anos, em cárcere privado e sob condições precárias em uma casa no Setor Campinas, em Goiânia. A ação, desencadeada por uma denúncia anônima, marca a segunda fase da Operação Desumanus, liderada pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai).

No local, a sujeira e o mal cheiro eram dominantes. Havia panelas com restos de comida sem condições de higiene. Em um dos quartos, havia um colchão imundo, supostamente utilizado pelas vítimas. As péssimas condições se devem ao fato da residência ter se transformado em um ponto de consumo e tráfico de drogas, comandado pelo suspeito, que também é usuário de entorpecentes.

“A equipe foi deslocada ao local imediatamente e lá nos deparamos com os idosos neste ambiente insalubre, sem móveis e desguarnecido de energia e de água. De lá, empreendemos diligencia e o localizamos o autor perto da residência”, relata o delegado do caso Alexandre Bruno. Na sexta-feira mesmo, a Polícia Civil solicitou à Justiça a conversão do flagrante em prisão preventiva, mas o pedido foi negado.

Os idosos foram encontrados lúcidos, mas muito abatidos. A situação era ainda mais grave, pois o casal de irmãos apresentava hematomas em seus corpos, em diferentes estágios de cicatrização, indicando a possibilidade de tortura por parte do suspeito. Após a intervenção das autoridades, os idosos foram encaminhados para a casa de outro filho, em busca de segurança e cuidados apropriados.

Crimes

O autor, que havia sido liberado em audiência de custódia, retornou à residência com ameaças. “Uma vez liberado, ele foi novamente à casa dos parentes e ameaçou matá-los. A Polícia foi acionada mais uma vez e o prendeu novamente. Mas desta vez, ele permanece preso”, informou Alexandre.

O homem vai responder cárcere privado, tortura e exploração financeira; crimes cuja pena podem somar mais de 20 anos de prisão. A polícia ainda o investiga também pela prática do crime de tráfico de drogas.