Press "Enter" to skip to content

Homem é preso por maus-tratos contra irmão autista

Última atualização 11/10/2023 | 16:06

Um homem de 32 anos foi preso suspeito de maus-tratos contra o irmão dele, de 30, acometido de autismo severo. A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência de Goiânia (DEAPD), na terça-feira, 10, no Residencial Veredas dos Buritis.

Intitulada como Operação Cães de Rua, teve conhecimento dos casos através de uma denúncia anônima, alegando que o irmão mais novo do preso estaria abandonado pelo único parente, em uma casa sem condições de habitação.

De acordo com a PCGO, a vítima ficava até três dias consecutivos abandonada, sem comer, beber água e sem qualquer vestimenta. Conforme as informações, ele já chegou a ficar mais de 20 dias sem tomar banho e alimentava-se com a ajuda de vizinhos.

Ainda de acordo com a corporação, a mãe tanto do autor quanto da vítima faleceu recentemente, e o corpo permaneceu na casa por mais de cinco dias, na mesma cama onde o filho autista costumava dormir. Somente quando um dos vizinhos percebeu o odor forte que emanava da casa, a morte da idosa foi descoberta.

Os agentes chegaram ao local e encontraram a vítima em um estado de abandono total. “A vítima estava nua, sem qualquer acesso a comida, eletricidade e água, em um ambiente sujo e com um odor insuportável de fezes humanas que estavam espalhadas pela casa. Não havia lençóis ou roupas limpas, e a casa parecia mais um verdadeiro cativeiro do que um lar”, disse o delegado Alexandre Bruno.

Devido aos sofrimentos que a vítima havia suportado, ela estava completamente incapaz de se comunicar verbalmente com a equipe policial. Os vizinhos relataram que era comum ouvir gritos dele, que frequentemente ficava sozinho em casa.

Quando nenhum vizinho levava comida para a vítima, ele se via obrigado a se alimentar apenas das mangas verdes de uma árvore no quintal da residência, ou até mesmo das próprias fezes.

Após uma operação de vigilância nas proximidades, o autor foi localizado e detido. Ele tinha um histórico de várias prisões por tráfico de drogas e associação criminosa. A vítima foi imediatamente encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para receber atendimento médico.