Homem é preso suspeito de desmatar grande área na Amazônia

Homem é preso suspeito de desmatar grande área na Amazônia

Na última quinta-feira (29), a Polícia Civil prendeu José Brasil de Oliveira, no Setor Oeste, na capital de Goiás ele é suspeito de desmatar uma área equivalente a seis mil estádios do Maracanã na Amazônia. Outros dois homens, também de Goiás ainda estão sendo procurados, segundo a polícia.

A propriedade, que foi alvo do crime ambiental, fica em São Félix do Xingu, sul do Pará. A polícia divulgou uma imagem feita por satélite em 7 de maio. A imagem mostrava a área toda verde. Três meses depois, após investigações, o lugar se transformou em uma mancha marrom.

A polícia descobriu que toda a vegetação da área estava sendo derrubada com o uso de máquinas pesadas e depois incendiada em uma extensão muito maior do que a permitida por lei. As investigações apontam ainda que o objetivo era transformar tudo em pasto.

Na delegacia, José negou ser o mandante do desmatamento. O mesmo afirma que a área que ele está foi desmatada antes de 2014. Segundo a Polícia Civil do Pará com apoio da corporação de Goiás. Calcula-se que a área desmatada é de 5,5 mil hectares. Depois de cerca de menos um mês de levantamentos na região, a investigação descobriu que os mandantes do crime seriam de Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás é o campeão do Turismo no Centro-Oeste

Campeão do Turismo no Centro-Oeste – A regularização do setor de Turismo avança em Goiás. O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal no estado passou de 1.280 em 2019 para 8.200 em 2024.

O crescimento sem igual nos últimos cinco anos levou Goiás ao 7º lugar no ranking nacional em cadastros de prestadores de serviços turísticos regularizados no Ministério do Turismo. O estado se destaca ainda como o 1º lugar na região Centro-Oeste.

Cadastur

Segundo a coordenadora regional do Cadastur de Goiás, Sandra Vital, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados.

O Cadastur representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação. O documento é ainda uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha dos prestadores de serviços.

A iniciativa também traz benefícios às empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas governamentais, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Goiás Turismo e, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais.

E o registro é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Campeão do Turismo no Centro-Oeste

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemora o crescimento que põe o estado em primeiro lugar no Centro-Oeste em número de estabelecimentos legalizados. Fabrício destaca a seriedade do trabalho de sensibilização feito pela equipe do Cadastur para se chegar a esse resultado.

“O esforço incansável do time da Goiás Turismo levou ao aumento da conscientização de profissionais e empresários do Turismo sobre a importância de se ter o cadastro, o que colocou Goiás na liderança no Centro-Oeste”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos