Homem é preso suspeito de vender celulares de origem ilícita, em Alexânia

A prisão foi realizada através de uma operação com o objetivo de localizar e prender pessoas que compravam celulares de origem ilícita.

Um homem, 45 anos, foi preso ontem (01), suspeito de comprar celulares roubados e revendê-los em comercio na cidade de Alexânia, interior de Goiás. A prisão foi possível após uma operação da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), que tinha o objetivo de localizar e prender pessoas que compravam celulares de origem ilícita.

Realizada por meio do Grupo Especial de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Gepatri) de Luziânia, Gepatri de Cristalina e DP de Alexânia, a operação apreendeu 28 aparelhos celulares, sendo que cinco deles são, comprovadamente, produtos de furto no Distrito Federal e em Goiás.

De acordo com o delegado Rony Loureiro, toda ação foi possível após a delegacia receber uma denúncia sobre o furto de um celular em Luziânia.

“A Operação em conjunto que aconteceu na cidade de Alexânia investigando casos de celulares furtados, descobrimos que um deles estava lá em Alexânia. Em diligência conseguimos levantar que havia um comércio, uma pessoa que mantinha um comércio de aparelhos celulares obtidos de forma ilícita. Essa pessoa foi abordada chegando inclusive de Brasília com mais aparelhos celulares, que com certeza é produto de crime”, explica Loureiro.

Conforme as investigações, o suspeito mantinha um estabelecimento comercial para comercialização dos produtos. Ele atraía pessoas interessadas na aquisição de aparelhos celulares. O investigado já tinha sido preso pela Polícia Civil do DF e condenado em 2018 por fazer parte de organização criminosa especializada no furto de celulares em festas rave, os quais eram vendidos a terceiros por valores menores com os preços de mercado.

Cuidado com furtos e ao comprarem celulares de origem ilícita

Segundo o delegado, é bem importante as pessoas tomarem cuidado neste final de ano. Pois os índices de roubo e furto irão aumentar. Ele também orienta, que caso a pessoa seja vítima, que procure o mais rápido possível uma delegacia.

“Neste final de ano, pós Black Friday, os presentes de Natal já estão se avizinhando, décimo terceiro na área, é certo de que as pessoas vão adquirir mais aparelhos celulares, por isso eles e devem tomar mais cuidado com esse patrimônio. Mas acaso, mesmo tomando cuidado venha acontecer de sofrer um furto ou roubo, que ela registra a ocorrência com os dados completos do aparelho celular, dados que estão na caixinha do aparelho ou nota fiscal. Porque a polícia precisa desses dados para consultar e fazer rapidamente o contato com as vítimas para restituir o quanto antes esses aparelhos celulares e que a gente possa ainda mais incriminar essas pessoas que estão cometendo esses furtos”, orienta o delegado.

Rony ainda alerta para as pessoas não comprem celulares de origem ilícita, pagando preço abaixo de mercado, podendo responder criminalmente,

“Comprando esses produtos de origem duvidosa, a pessoa poderá responder criminalmente pelo crime de receptação e incentivando uma rede criminosa. Essa atitude acaba fortalecendo esse mercado ilícito de aparelhos furtados. Muitos podem até sair manchados de sangue, porque a gente tem visto pessoas perdendo a vida por conta de um aparelho celular”, alerta Rony.

O comerciante preso em flagrante por receptação qualificada encontra-se preso, em Alexânia-GO, à disposição da Justiça.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem recebe 300 mil visitantes nos primeiros 10 dias

Nos primeiros 10 dias de realização, o Natal do Bem 2024 já recebeu 300 mil pessoas, oferecendo um espetáculo de luzes, som e alegria para os visitantes.

Promovido pelo Governo de Goiás, em parceria com o Goiás Social e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o evento aguarda mais de 1,5 milhão de visitantes até o final da programação, no dia 5 de janeiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reforçando sua posição como o maior Natal gratuito do país.

Natal do Bem

Com uma área de 30 mil m² decorada para proporcionar verdadeira imersão natalina, o Natal do Bem tem programação variada. As atrações incluem cenas teatrais, música clássica e popular, além de apresentações com bailarinos, cantores, acrobatas e artistas circenses.

Os visitantes podem também se encantar com a Vila do Papai Noel, a Vila de Brinquedos, a Vila Gastronômica, com 25 quiosques, e a Vila Gelada, onde a neve artificial cria experiência mágica para crianças e adultos.

Uma imponente árvore de Natal de 40 metros e 2,7 milhões de pontos de luz completam o cenário, transportando os visitantes para um mundo de fantasia e celebração.

“O Natal do Bem 2024 será inesquecível, isso eu posso garantir. A cada ano que passa, o Governo de Goiás melhora ainda mais esse evento, que é pensado para assegurar às crianças e famílias em vulnerabilidade o direito de viver a magia do Natal. Inclusive, neste ano, com novidade especial, que é a roda-gigante inédita em Goiás”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Ainda segundo ela, o número expressivo de visitantes demonstra o impacto positivo da iniciativa para Goiás.

“Em apenas 10 dias, 300 mil pessoas já passaram por aqui, o que confirma o quanto o Natal do Bem é importante. Este evento não é apenas uma celebração natalina, é uma experiência que emociona e transforma vidas”.

Além de promover a magia do Natal, o evento mantém o compromisso com a segurança e acessibilidade: equipes de apoio de saúde e segurança estão presentes, e a estrutura conta com rampas de acesso, piso tátil e intérpretes de Libras para garantir que todos possam participar e se emocionar.

Para muitos visitantes, o Natal do Bem é mais do que um espetáculo: é uma oportunidade de reunir a família e vivenciar a tradição.

“Eu nunca tinha visto nada assim. Parece que entramos num conto de Natal de verdade. A gratuidade permite que todos, principalmente famílias que não têm condições de pagar por entretenimento, possam participar dessa experiência. É emocionante ver os olhos das crianças brilhando”, compartilhou Valdirene Sampaio, que foi pela primeira vez ao Natal do Bem.

Funcionamento

O Natal do Bem funciona de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. Apenas nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário será diferente: das 19 até às 21 horas.

Serviço
14 de novembro a 5 de janeiro
3ª feira a domingo – 18h às 23h
24 e 31 de dezembro – 19h às 21h

Ônibus e estacionamento gratuitos

Para facilitar o acesso ao evento, o Natal do Bem terá duas linhas especiais de ônibus gratuitas para as famílias chegarem ao local sem preocupação. A Rota 1 sairá do Shopping Flamboyant até o CCON. E a Rota 2 partirá da Praça Cívica rumo ao CCON.

Além das linhas especiais gratuitas, haverá outras duas linhas regulares da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A Linha 990, partindo do Terminal Praça da Bíblia. E a Linha 991, que sai do Terminal Isidória. Ambas vão desembarcar no CCON.

Para quem for no carro, serão seis estacionamentos gratuitos com 12 mil vagas rotativas, 5 mil a mais do que em 2023. Aqueles que optarem por ir no táxi ou utilizar transporte por aplicativo terão ponto para embarque e desembarque no CCON.

Linhas de ônibus exclusivas
Linha 990 – Terminal Praça da Bíblia / Praça Cívica / Oscar Niemeyer
Linha 991 – Terminal Isidória / Flamboyant / Oscar Niemeyer
Linha gratuita – Praça Cívica / Oscar Niemeyer
Linha gratuita – Shopping Flamboyant / Oscar Niemeyer

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp