Um triste acontecimento chocou a cidade de Curitiba, no último sábado (21), com a morte de Ricardo de Lima Cavalcante, homem em situação de rua que teve o corpo incendiado. Após 20 dias internado no Hospital Evangélico Mackenzie, Ricardo não resistiu às queimaduras de 2º e 3º graus espalhadas por seu rosto, tórax, abdômen, dorso e cervical.
O crime foi registrado em vídeo por uma câmera de segurança, mostrando o momento em que alguém se aproxima do homem deitado na calçada e causa a terrível situação. Enquanto a pessoa responsável pelo ataque se afasta sem prestar socorro, um homem que passava pelo local desce de um carro estacionado para ajudar.
A Polícia Militar agiu rapidamente e prendeu o suspeito horas após o crime, baseando-se nas descrições das testemunhas e no relato de outras pessoas em situação de rua que conheciam tanto a vítima quanto o agressor. Apesar de negar a autoria do crime à polícia, o suspeito teria confessado para testemunhas, e foi autuado por lesão corporal gravíssima.
Investigações em andamento
Até o momento, a Polícia Civil não divulgou se o suspeito permanece preso. Testemunhas relataram que os dois envolvidos tinham desentendimentos anteriores, levantando a possibilidade de que o agressor tenha utilizado uma bebida alcoólica para atear fogo na vítima. O motivo exato do ataque ainda não foi esclarecido.
Repercussões e reflexões
Este trágico evento levanta questões sobre a segurança e a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, bem como a importância de um trabalho conjunto da sociedade e das autoridades para prevenir atos de violência dessa natureza. A morte de Ricardo de Lima Cavalcante representa não apenas a perda de uma vida, mas também a necessidade urgente de medidas para garantir a proteção e o respeito a todos os cidadãos.




