Press "Enter" to skip to content

Homem mais velho do mundo morre aos 127 anos em Minas Gerais

Última atualização 29/07/2023 | 12:14

Um idoso de 127 anos morreu, nesta sexta-feira, 28, em Pedra Bonita, no interior de Minas Gerais. Conforme relatado pelo único cartório da cidade, o idoso José Paulino Gomes teria nascido em 4 de agosto de 1895, como aponta a certidão de casamento registrado em 1917, fazendo dele o homem mais velho do mundo. 

“De acordo com o registro, ele se casou com 22 anos. Presume-se que realmente ele nasceu antes de 1900. Raramente se casavam homens com 17 anos”, afirmou Willyan José Rodrigues de Souza, assessor jurídico do cartório.

A poucos dias de alcançar a impressionante marca de 128 anos, Seu José poderia ser reconhecido como o ser humano mais velho do mundo. Atualmente, o título de pessoa mais velha do mundo, de acordo com o Guinness World Records, é de Maria Branyas Morera, uma espanhola de 115 anos.

De acordo com os familiares do idoso, os documentos continham informações discrepantes e não seguiam um padrão claro. Diante dessa situação, a busca pela verdadeira idade levou-os a buscar ajuda no cartório local.

A neta de José, Eliane Ferreira, explicou que no interior é comum as pessoas serem registradas quando já estão mais velhas, o que resulta em diversos casos de documentação incorreta. No entanto, no caso dele, o registros apresentava uma idade inferior à que ele realmente possuía.

“Tem uma senhora aqui perto com 98 anos. Ela fala que conhecia ele quando ele já era um rapazinho. Foi quando a gente teve a curiosidade de confirmar a idade e procurou o cartório para saber qual era a certa. Com certeza mais de 100 anos ele tinha, pelo menos, 110. Agora a gente precisa saber como vai ficar na certidão de óbito”, disse a neta Eliane

Seu José, que exercia a profissão de amansador de animais, residia no Córrego do Café, localizado na zona rural de Pedra Bonita. Ele era viúvo e deixa para trás uma numerosa família, composta por sete filhos, 25 netos, 42 bisnetos e 11 trinetos. Ao falar sobre o avô, Eliane compartilhou que ele era uma pessoa extremamente simples e humilde.

“O diferencial dele é que não gostava de nada industrializado, só coisa de interior, natural. Criava galinha, criava porco. A comida dele era toda daqui mesmo, tinha que ser plantada ou criada aqui. E sempre gostou de tomar uma pinguinha”, contou a neta.

Segundo o relato da neta, Seu José não montava a cavalo há quatro anos e, aproximadamente há um mês, encontrava-se acamado. A causa do falecimento foi falência múltipla de órgãos, provavelmente devido à idade avançada. O sepultamento está programado para ocorrer neste sábado, dia 29, às 16h, no Cemitério do Córrego dos Fialhos, em Pedra Bonita.