A violência durante confrontos entre torcedores de futebol é um problema recorrente no Brasil e mais um triste episódio foi registrado no último sábado (13) nas proximidades do Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Um homem identificado como Mateus Casemiro dos Santos foi brutalmente agredido a pauladas durante uma briga entre torcedores, não resistindo aos ferimentos e vindo a falecer. A Polícia Militar apreendeu pedaços de madeira utilizados nas agressões, que foram registradas em vídeo e compartilhadas nas redes sociais.
De acordo com informações da PM, grupos de torcedores, associados ao Botafogo, se envolveram em confrontos com rivais e até mesmo com a Polícia Militar. A presença desses grupos na região pode estar ligada a uma aliança entre uma torcida organizada do Botafogo e uma do Corinthians, que tinha jogo marcado com o Fluminense no Maracanã. A situação se tornou ainda mais grave quando as agressões se intensificaram e culminaram na morte de Mateus Casemiro dos Santos.
A violência foi registrada em vídeos que circulam nas redes sociais, onde é possível ver um homem sendo agredido com chutes e golpes de madeira, atingindo-o brutalmente na cabeça. A vítima fatal ainda não teve sua identidade oficialmente confirmada como sendo a mesma do vídeo, mas a brutalidade das imagens chocou a todos que tiveram acesso.
Com a confirmação da morte de Mateus, a Polícia Militar reforçou a presença no local com policiais do 3ºBPM (Méier) e do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios. O homem agredido foi encaminhado para atendimento médico e, posteriormente, conduzido para a 24ªDP. As autoridades policiais já estão em busca de identificar os autores do crime e esclarecer as circunstâncias que levaram a essa tragédia.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e está conduzindo as investigações sobre o caso, realizando diligências para identificar os responsáveis pela morte de Mateus Casemiro dos Santos. A violência entre torcidas organizadas é uma realidade triste e recorrente no país, que precisa ser combatida com firmeza pelas autoridades e repudiada pela sociedade como um todo. A morte de um ser humano em meio a uma briga de torcidas é um reflexo da falta de respeito pela vida e da cultura de violência que precisa ser combatida em todas as esferas da sociedade.