Homem morre soterrado enquanto trabalhava em obra na zona rural de Pindamonhangaba, SP
A vítima estava fazendo a escavação de uma vala, para escoamento de água, e morreu soterrada por uma grande quantidade de terra.
O caso foi registrado na delegacia de Pindamonhangaba (SP) — Foto: Gabriel Guimarães/TV Vanguarda
Um homem, de 49 anos, morreu soterrado enquanto trabalhava em uma obra na zona rural de Pindamonhangaba, na manhã desta terça-feira (18).
Consta no boletim de ocorrência que a vítima é o trabalhador Claudenor Izidio da Silva. Ele prestava serviços para uma empresa terceirizada em uma propriedade na Avenida Engenheiro Luiz Dumont Villares.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem estava abrindo uma vala, para possibilitar o escoamento de água no local. Em determinado momento, o funcionário entrou na vala para verificar a profundidade, quando uma grande quantidade de terra caiu sobre ele e o soterrou.
Ainda segundo o relato de uma testemunha para a polícia, um operador de escavadeira tentou salvar o homem, mas, após a remoção da terra, o trabalhador aparentava estar inconsciente. Uma equipe do Samu foi acionada para fazer o resgate e constatou que o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O caso foi registrado como homicídio culposo e é investigado pela Polícia Civil.
É importante ressaltar a gravidade desse tipo de acidente de trabalho e a importância de seguir todas as normas de segurança estabelecidas para evitar tragédias como essa. A prevenção é fundamental para garantir a integridade e a vida dos trabalhadores. Casos como esse reforçam a importância da fiscalização e do cumprimento das leis trabalhistas para proteger a saúde e a segurança dos profissionais que atuam em diferentes setores.
Acidentes como o ocorrido em Pindamonhangaba chamam a atenção para a necessidade de investimento em treinamentos, capacitações e medidas preventivas para evitar situações trágicas no ambiente de trabalho. A conscientização sobre os riscos e a correta execução de procedimentos de segurança são fundamentais para preservar a vida dos trabalhadores e garantir um ambiente laboral saudável e seguro. É dever das empresas proporcionarem condições adequadas e seguras para seus funcionários, evitando ocorrências lamentáveis como essa.