Press "Enter" to skip to content

Homem perfura a traqueia ao segurar espirro

Última atualização 13/12/2023 | 12:48

Um caso inusitado de perfuração na traqueia após segurar espirro foi publicado na revista científica BMJ Case Reports. Trata-se de um homem de 30 anos com histórico de rinite alérgica e, de acordo com a revista, ele sentiu fortes dores no pescoço após um episódio de espirros, apertando o nariz e fechando a boca enquanto dirigia. 

Ele buscou atendimento médico, mas foram negados possíveis diagnósticos de dispneia, disfonia ou disfagia. Ao realizar a tomografia, foi revelada uma ruptura na traquéia. 

Constatada a perfuração, o homem foi medicado com paracetamol para tratar as dores no pescoço e medicamentos para rinite, mas os médicos que o atenderam não indicaram nenhuma intervenção cirúrgica, visto que todas funções vitais permaneceram normais mesmo com o ocorrido. 

Ele ficou internado sob observação por 48 horas, sem necessidade de tratamentos ou intervenções adicionais. O paciente recebeu alta médica com analgesia e tratamento prolongado para rinite alérgica com orientação para evitar atividades físicas por 2 semanas e sufocar espirros.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo artigo, a perfuração traqueal espontânea é uma condição rara e potencialmente fatal. No exame, seu pescoço estava inchado dos dois lados e sem movimento. 

“Suspeitamos que a traqueia tenha sido perfurada devido ao rápido aumento de pressão na traqueia ao espirrar com o nariz comprimido e a boca fechada”, informam os pesquisadores que orientam a não segurar espirros, segurar o nariz e fechar a boca.