Homem preso em luxuoso apartamento é suspeito de usar 13 identidades falsas em SC

Investigado por usar 13 identidades falsas é preso em apartamento de luxo em Balneário Camboriú

Um casa e um apartamento foram sequestrados pela Polícia Federal, que investiga origem de dinheiro usado para adquirir bens. A PF também apreendeu veículos das marcas BMW e Porsche.

DE apreende veículos de luxo e sequestra apartamentos de suspeito no Litoral Norte de SC

DE apreende veículos de luxo e sequestra apartamentos de suspeito no Litoral Norte de SC

Um homem investigado por usar 13 identidades falsas foi preso no apartamento de luxo que vivia em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta quinta-feira (5). Deflagrada pela Polícia Federal, a ação também apreendeu veículos de luxo e sequestrou a residência do homem na cidade em que foi detido e outro apartamento em Itajaí.

Segundo a PF, o investigado já havia sido condenado a 16 anos de prisão por outros crimes cometidos no passado como falsificação de documento, estelionato, fraudes e lavagem de dinheiro, quando praticava fraudes previdenciárias contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal.

A operação feita nesta quinta é para combater crimes de lavagem de dinheiro vindo de fraudes financeiras e bancárias. A PF esclareceu que a investigação procura descobrir como o homem acumulou recursos para comprar os bens.

Foram cumpridos um mandado de prisão e cinco de busca e apreensão. Foram apreendidos carros de marcas como BMW e Porsche, uma moto, celulares e notebooks.

A ideia da PF é que o material eletrônico seja analisado para descobrir como ele juntou o dinheiro para comprar esses bens. Os veículos e apartamentos estavam registrados em nomes de laranjas ou identidades falsas.

O suspeito poderá responder pelo uso de documentos falsos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, cujas penas, se somadas, podem chegar a 50 anos de prisão, conforme a PF.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Prefeitura de Urubici investiga cartaz com aviso polêmico no Centro de Atendimento ao Turista: atendente está ‘cagando’

Aviso deixado em porta diz que serviço ao turista está fechado porque atendente está ‘cagando’ em SC; prefeitura investiga

‘Se for urgente, por favor entrar em contato’, dizia cartaz com o contato da Secretaria de Turismo de Urubici. Foto do recado repercute nas redes sociais.

A prefeitura de Urubici, na Serra de Santa Catarina, vai instaurar um processo administrativo para apurar as circunstâncias e a autoria de um cartaz colado na porta do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) com a mensagem: “Caro turista! Estou cagando [sic]”. Uma foto do aviso foi divulgada nas redes sociais.

O caso foi descoberto na sexta-feira (13), após a administração receber um vídeo em que um estagiário aparece dançando no local enquanto mostra o cartaz no local.

Procurada nesta terça-feira (17), a prefeitura disse que não há informações de quando o aviso foi colado, nem se o adolescente é o responsável pela confecção do cartaz, mas que tudo será averiguado no processo.

Pelas imagens, o jovem de 17 anos foi desligado, segundo a prefeitura. A identidade do adolescente não foi informada e de não conseguiu contato com ele ou os responsáveis.

O município classificou o caso como “lamentável” e afirmou repudiar os atos:

> “Sobre o lamentável fato ocorrido na Secretaria de Turismo informamos que
> repudiamos qualquer atitude que afronte a ética profissional, desrespeite os
> turistas e a população urubiciense ou que utilize repartições públicas para
> fins de uso pessoal”.

Urubici é uma das cidades da Serra catarinense que recebe turistas principalmente no inverno por conta do frio. Com 10, 8 mil habitantes, segundo o Censo 2022, a cidade fica a uma altitude de 915 metros e registra neve e geada nos meses mais gelados do ano.

O que disse o município:

“Sobre lamentável fato ocorrido na Secretaria de Turismo, informamos que repudiamos qualquer atitude que afronte a ética profissional, desrespeite os turistas e a população urubiciense ou que utilize repartições públicas para fins de uso pessoal.

Informamos também que o estagiário que aparece nos vídeos já foi demitido no mesmo dia que a administração ficou sabendo do ocorrido e todos os colaboradores alertados sobre a gravidade de atitudes como estas”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp