Entrevista: Em cartaz em São José, atriz Mel Lisboa comenta desafios em interpretar monólogo sobre escritora russa
Espetáculo sobre Helena Blavatsky está em cartaz neste final de semana, em São José dos Campos. Exibição conta trajetória da escritora russa, que é cofundadora da Sociedade Teosófica.
1 de 2 Mel Lisboa na peça Madame Blavatsky — Foto: João Caldas F
Mel Lisboa na peça Madame Blavatsky — Foto: João Caldas F
Neste final de semana, no Teatro Colinas em São José dos Campos, será apresentada a peça “Madame – Blavatsky – Amores Ocultos”, espetáculo que conta a história e trajetória da escritora russa Helena Blavatsky (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica.
O monólogo, interpretado pela atriz Mel Lisboa, mostra os pensamentos da Madame sobre questões humanas, da natureza, representações teatrais e simulando, textualmente, uma incorporação mediúnica.
DE conversou com a atriz por telefone, que contou sobre como surgiu o convite para atuar na peça e também como a obra tem impactado o público.
Segundo Mel, antes da pandemia, ela estava fazendo alguns espetáculos com seus amigos, mas queria algo novo. Ela contatou a amiga Cláudia Barral, que é dramaturga, e Barral lhe passou o texto da Madame Blavatsky.
“Eu conhecia a história da escritora Helena Blavatsky, pois a teosofia tem relação com astrologia e a minha mãe é astróloga, mas nunca tinha me aprofundado. Foi então que comecei a estudar mais e, após o texto chegar a mim, vi a quantidade de material interessante que teria em mãos”, recordou Mel.
“A peça brinca com a realidade, ficção, tem muita metalinguagem e causa confusão ao público, que é o objetivo do texto. Falando sobre a audiência, as pessoas têm recepcionado muito bem. Quem comparece, vai por já conhecer meu trabalho, fãs da Helena Blavatsky e até pessoas que não a conheciam. É uma apresentação muito tocante e para refletir, pois há muitas surpresas”, explica Mel Lisboa.
O enredo da peça começa quando o espírito de Blavatsky exige retornar ao teatro e, para isso, utiliza-se do corpo de uma atriz para contar a própria história, entre controversas e aventuras. Na obra, Helena é interrompida por espíritos que também querem se comunicar com o público para dar outras perspectivas.
Serviço
* Espetáculo: “ Madame – Blavatsky – Amores Ocultos)
* Dias: 10, 11 e 12 de janeiro – Sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h
* Ingressos: R$120 (inteira) / R$60 (meia)
* Mais informações podem ser obtidas no site [https://www.teatrocolinas.com.br/detalhe/madame-blavatsky-amores-ocultos]
2 de 2 Mel Lisboa na peça Madame Blavatsky — Foto: Gatu Filmes
Mel Lisboa na peça Madame Blavatsky — Foto: Gatu Filmes
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA
50 vídeos [https://globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/playlist/videos-tudo-sobre-o-vale-do-paraiba-e-regiao-bragantina.ghtml]