Hospitais do Rio Grande do Sul supostamente realizam morte assistida em UTI’s

O vereador Leonel Radde (PT), de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, apresentou uma grave denúncia a respeito das mortes por Covid-19 no estado. Segundo ele, pacientes com a doença internados há mais de 21 dias em UTI’s do Rio Grande do Sul estão passando pelo processo de morte assistida.

De acordo com o vereador, os pacientes que estão há mais de sete dias em postos de saúde, em UPA ou emergência estão sendo realocados no final da fila para vagas de UTI para tratamento da doença. Segundo ele, a regra vale também para quem tem mais de 60 anos e comorbidades.

A superlotação levou os hospitais gaúchos a seguirem esta recomendação, o que causaria uma falsa sensação de redução nas internações, mas, segundo a denúncia, só está aumentando o número de mortes. Ao portal R7, profissionais de saúde confirmaram a denúncia feita por Leonel.

“Pacientes com mais de 60 anos e comorbidades, independentemente da gravidade, vão ao fim da fila, assim como os pacientes graves que esperam sete dias ou mais em emergência UPA, pronto atendimento ou posto de saúde”, disse um médico, em anonimato, ao portal R7.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp