Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás, um Projeto de Lei que obriga hospitais e maternidades estaduais a ofereceram orientações e treinamentos de primeiros socorros para pais de recém-nascidos. A proposta do deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB) é garantir conhecimento técnico que pode salvar vidas em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.
A matéria obriga as unidades hospitalares a realizar e divulgar o treinamento aos interessados antes da alta do bebê. “O objetivo é informar pais e responsáveis desde o pré-natal e garantir mais qualidade de vida ao recém-nascido e à família de modo geral”, justifica o parlamentar, ao lembrar que engasgamento, aspiração de objetos e morte súbita representam mais da metade dos atendimentos de urgência e emergência nas unidades de saúde do Estado.
“Até um ano de vida, a criança não possui total controle sobre seus processos corporais, incluindo o ato de comer. Por isso, é importante saber como prestar os primeiros socorros a recém-nascidos. Essas manobras podem evitar a morte por asfixia ou também a passagem de alimento para o sistema respiratório, que provoca infecções graves”, finalizou Marlúcio.
Patrícia Santana