Jornal Diário do Estado

Hospital Colônia Santa Marta divulga horário de visitas ao Espaço de Memórias

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) O Espaço de Memórias HDS – Colônia Santa Marta está aberto para visitas. O espaço é formado por uma exposição permanente onde estão reunidos móveis, obras de arte, fotos, objetos e uma série de elementos que juntos constroem a história da Colônia Santa Marta desde sua fundação, em 1943.

Inaugurado em 26, o Espaço de Memórias torna-se um elo crucial entre as gerações, conectando os moradores locais às suas tradições e oferecendo uma perspectiva mais ampla aos visitantes, numa homenagem à Colônia Santa Marta, fortalecendo laços comunitários e enriquecendo a compreensão coletiva sobre a importância do lugar na trama histórica da região Centro-Oeste.

O espaço está aberto ao público às terças, das 15 às 18h e às quintas, de 8 às 12h. O espaço fica dentro do HDS e a entrada é gratuita.

Contatos poderão ser realizados pelo telefone (62) 3717-0108 ou [email protected].

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária – Colônia Santa Marta (HDS), unidade da SES-GO, é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Os usuários do hospital são regulados pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal.

Atualmente, 12 pacientes da extinta Colônia Santa Marta residem no hospital. Os moradores, em sua maioria com alto grau de dependência física e psicológica, contam exclusivamente com a tutela do Estado para viver.

História

A Colônia Santa Marta, localizada em Goiânia, era uma instituição criada pelo Governo para o isolamento e tratamento de pessoas acometidas pela hanseníase. Na época, o local era conhecido como leprosário.

Em consequência da nova política de atenção aos portadores de hanseníase, e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 a Colônia Santa Marta foi transformada em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS Santa Marta).

Em dezembro de 2013, a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) assumiu a gestão do hospital. Atualmente, o HDS é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade com objetivo de prestar assistência gratuita aos usuários do SUS. A unidade oferece também atendimento aos ex-pacientes da extinta Colônia Santa Marta.