Press "Enter" to skip to content

Hospital das Clínicas da UFG necessita de doações de sangue

Última atualização 28/01/2022 | 11:48

Com o aumento de casos de Covid-19 em Goiânia, o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh) está com o estoque crítico, disponível para atender apenas 48 horas de funcionamento do hospital.

Segundo a responsável técnica, Luciana Cardoso Marinho, as reservas de sangue sofreram uma redução significativa durante a pandemia, principalmente o sangue do tipo O positivo (doador universal). O Banco de Sangue tem pedido doações para quem cumpre os requisitos.

Para realizar a doação, é necessário o agendamento prévio pelo telefone (62) 3269-8326 ou via whatsapp (62) 9108-5774, com intuito de evitar aglomerações neste período de pandemia de Covid -19.

Requisitos para doar sangue

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é necessário a apresentação de documento oficial com foto e menores de 18 anos apenas podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávida e mulheres no pós-parto não podem doar.

O procedimento para doação de sangue é rápido, simples e seguro. Não há risco para o doador, pois o material utilizado na coleta do sangue não é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Para doar é necessário está com bom estado de saúde, além de seguir os seguintes passos:

• Estar alimentado. Deve-se evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
• Caso a doação ocorra após o almoço, aguardar 2 horas.
• Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
• Os homens podem doar até quatro vezes por ano; as mulheres, até três.
• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses, para os homens, e de três meses, para as mulheres.