Exame realizado no Hospital de Amor de Barretos analisa pulmão em 10 segundos e identifica câncer em estágio inicial
Instituição referência nacional no tratamento de tumores já atendeu 1,6 mil pessoas no programa de rastreamento. Iniciativa é voltada a fumantes e ex-fumantes e contribui para prevenção da doença.
Exame nos Hospital de Amor de Barretos identifica câncer de pulmão em estágios iniciais [https://s03.video.glbimg.com/x240/13870830.jpg]
Uma tecnologia desenvolvida pelo Hospital de Amor de Barretos (SP) permite analisar o pulmão de forma rápida e precisa em dez segundos e indicar a presença de tumores.
O procedimento é uma tomografia de baixa dose e o radiologista avalia as imagens em tempo real. O laudo detalhado é entregue em até 15 dias.
Desde 2019, quando a tecnologia foi desenvolvida, o Hospital de Amor já realizou mais de 1,6 mil exames de rastreamento de câncer de pulmão e mais de 30 pacientes tiveram a doença detectada em fase inicial, quando o tratamento tem maiores chances de sucesso.
A iniciativa é voltada a pessoas de 50 a 80 anos que fumam ou já fumaram, após uma triagem médica. Pacientes diagnosticados com alterações recebem acompanhamento anual.
Segundo Fabiana Vazquez, pesquisadora em oncologia e prevenção do câncer no Hospital de Amor, a prevenção é o foco principal do programa. mais de 90% dos pacientes que chegam com câncer de pulmão aqui são fumantes ou ex-fumantes. Identificar a doença antes do aparecimento de sintomas aumenta muito a chance de cura. Muitas vezes, apenas a cirurgia é suficiente.
O hospital enfatiza que o rastreamento não substitui consultas regulares, mas é uma ferramenta importante para prevenir o avanço da doença, principalmente em pessoas com histórico de tabagismo.
Alice de Fátima Rodrigues, 51 anos, começou a fumar aos 17 e só conseguiu abandonar o vício há quatro anos. No ano passado, durante um exame preventivo no Hospital de Amor, recebeu o diagnóstico de um nódulo de 2 centímetros no pulmão esquerdo. Foi um choque imenso. Você fica imaginando ‘será que vou conseguir? Será que meu caso vai ter salvação?’”, conta.
Mesmo sem sintomas, o rastreamento precoce permitiu que ela passasse por cirurgia logo no início deste ano. Hoje, Alice se adapta a viver com apenas um dos pulmões e relata melhora significativa na disposição e na qualidade de vida. O cansaço ainda existe, mas é menor do que quando fumava. Cada dia melhora mais. Agora é lutar para voltar à rotina de antes.
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que mais de 80% dos casos estão associados ao consumo de cigarro. Além disso, a doença é frequentemente diagnosticada em estágio avançado, quando as opções de tratamento são mais limitadas e a taxa de sobrevivência diminui. O rastreamento realizado pelo Hospital de Amor busca reduzir esse impacto, permitindo a detecção precoce e aumentando a chance de cura.
Referência nacional em oncologia, o Hospital de Amor desenvolve diversos programas de prevenção, incluindo rastreamento de câncer de pulmão, mama, próstata e colo do útero. Fabiana Vazquez enfatiza que, quanto mais cedo a doença é detectada, maior a chance de tratamento bem-sucedido e recuperação total. A prevenção salva vidas. Identificar o câncer ainda sem sintomas e acompanhar o paciente anualmente é uma estratégia fundamental. Quando identificamos um nódulo pequeno em alguém sem sintomas, tratamos rapidamente e o paciente pode voltar a viver normalmente com a família, filhos e netos. Isso é extremamente gratificante.