Hospital de Clínicas da Unicamp em ranking mundial de melhores hospitais

hospital-de-clinicas-da-unicamp-em-ranking-mundial-de-melhores-hospitais

Como é o único hospital público do interior de SP que entrou na lista de melhores do mundo

Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, integra ranking da revista Newsweek. Ao todo, 22 instituições brasileiras aparecem na lista.

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas (SP), foi incluído, pelo terceiro ano consecutivo, na lista anual dos melhores hospitais do mundo divulgada pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa de pesquisa Statista.

O levantamento avalia as instituições em 12 áreas médicas e posicionou o HC como o único hospital público do interior de São Paulo presente no ranking global.

Ao todo, o ranking reúne 22 unidades brasileiras — sendo sete públicas e 15 privadas ou filantrópicas. Entre as especialidades avaliadas, a unidade aparece em duas: endocrinologia e pediatria.

Em relação à classificação divulgada em 2024, o HC subiu uma posição na área de endocrinologia, ocupando o 96º lugar entre 150 listados. Já em pediatria, o hospital registrou queda de 34 posições, indo de 151° para 185º, em um total de 250 hospitais classificados.

A pesquisa foi realizada de forma online entre maio e julho de 2025, e considerou recomendações de profissionais de saúde, dados de acreditação e certificações, e os resultados da Pesquisa de Implementação de PROMs (Patient-Reported Outcome Measures) da Statista.

Os PROMs são indicadores que avaliam os resultados percebidos pelos próprios pacientes, como melhora de sintomas, qualidade de vida e satisfação com o tratamento, permitindo medir a efetividade real dos cuidados médicos do ponto de vista de quem recebe o atendimento

Diferentemente de outras listas, o ranking não segue uma ordem de classificação, não sendo possível saber a posição exata ocupada pelo HC da Unicamp na classificação geral de melhor hospital.

Inaugurado em 1985, o HC da Unicamp é o maior hospital público da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e referência para diagnóstico e tratamento de doenças raras e de alta complexidade. Segundo dados disponíveis no site do hospital, por mês, são realizados em média 32 mil consultas em 44 especialidades, além dos atendimentos de urgência e emergência, equivalendo a cerca de 1.066 atendimentos por dia. A unidade conta com 3.200 funcionários que atuam entre as 48 especialidades médicas oferecidas, que vão de cardiologia e oncologia à geriatria, psiquiatria, genética médica, doenças raras e cuidados paliativos.

Apesar do hospital ser referência em especialidades complexas e inovação no atendimento, ele enfrenta problemas de superlotação e falta de recursos para acompanhar a demanda crescente. Um levantamento da Diretoria Executiva da Área da Saúde (Deas) publicado em maio de 2025, apontou que a unidade atende cerca de 4,4 mil pessoas por leito ao ano — número que o coloca como o mais sobrecarregado entre os hospitais de clínicas do interior de SP. Somando o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), são 560 leitos para 2,4 milhões de pessoas que dependem do SUS na região de saúde de Campinas (SP). Com isso, a Unicamp tem média de 4.403 pessoas dependentes do SUS por leito. O número é o dobro do HC de Ribeirão Preto (SP), que tem média de 2.100 pessoas por leito. A alta demanda também resulta em superlotações recorrentes. Em maio de 2025, o HC registrou 500% de lotação acima da capacidade, obrigando pacientes a ficarem internados em cadeiras de plástico por falta de leitos.

Hospitais públicos: Hospital de Clínicas da Unicamp – Campinas; Hospital das Clínicas da USP – São Paulo; Hospital de Ensino da UNIFESP – São Paulo; Hospital Municipal Infantil Menino Jesus – São Paulo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo; Instituto do Coração (InCor) – São Paulo; INTO – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad – Rio de Janeiro. Hospitais privados e filantrópicos (com ou sem parceria com o SUS): A.C. Camargo Cancer Center – São Paulo (tem parceria com o SUS); BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – São Paulo (tem parceria com o SUS); Hospital do GRAACC – São Paulo (tem parceria com o SUS, foco em câncer infantil); HCor (Hospital do Coração) – São Paulo (tem parceria com o SUS); Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo (tem parceria com o SUS); Hospital Infantil Pequeno Príncipe – Curitiba (tem parceria com o SUS, até 60% da capacidade); Hospital Infantil Sabará – São Paulo (tem parceria limitada com o SUS); Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo (tem parceria com o SUS); Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre (tem parceria com o SUS); Hospital Sírio-Libanês – São Paulo (tem parceria com o SUS); Hospital e Maternidade Santa Joana – São Paulo; Hospital Mater Dei Santo Agostinho – Belo Horizonte; Hospital Pro Cardíaco – Rio de Janeiro; Hospital São Luiz Itaim – São Paulo; Pro Matre Paulista – São Paulo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp