Hospital de Esperança: Homens faltam a exames oncológicos em Presidente Prudente

hospital-de-esperanca3A-homens-faltam-a-exames-oncologicos-em-presidente-prudente

Em quatro meses, mais de 960 homens faltaram a exames oncológicos no Hospital de Esperança em Presidente Prudente. Só em outubro, foram 1.313 atendimentos realizados e 265 faltas, representando quase 17%. O diagnóstico precoce de câncer de próstata garante tratamento adequado.

O Hospital de Esperança, referência no tratamento oncológico na região de Presidente Prudente (SP), registrou 965 faltas de exames entre homens de julho a outubro deste ano. Em todos os meses, o número passou de 200 ausências. Segundo dados do hospital, em outubro foram feitos 1.313 atendimentos e registradas 265 faltas para esse exame específico, o que representa quase 17%. O diagnóstico precoce é essencial para garantir tratamento adequado.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Nesta segunda-feira (17), é considerado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso), ainda conforme o Ministério da Saúde.

O câncer de próstata é mais comum a partir dos 65 anos, com aproximadamente 75% dos casos registrados no mundo. “O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”, informou o Ministério da Saúde.

Na fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal, segundo o Ministério da Saúde.

“A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido”, informou.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp