Press "Enter" to skip to content

Hospital de Itumbiara recebe ala pediátrica com 18 leitos de UTI e enfermaria

Última atualização 16/09/2022 | 07:51

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) inaugurou nesta quinta-feira, 15, ala pediátrica no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI), no Sul de Goiás. São 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito de enfermaria que já estão em funcionamento. Uma brinquedoteca também foi instalada no local.

A superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Danielle Jaques Modesto, abriu o evento de entrega dos leitos de UTI e enfermaria e destacou o perfil acolhedor e humano da unidade. “Aqui hoje estamos consolidando a descentralização da oferta de serviços de saúde. Agradeço a parceria com o município e o Estado segue à disposição”, declarou a superintendente.

Dione José de Araújo, prefeito de Itumbiara, relembrou que o hospital passou a ter UTIs quando foi restaurado para atender como hospital de campanha, no auge da Covid-19, em 2020. “Aqui foram salvas muitas vidas, mas muitos acharam que esse hospital acabaria com o fim da pandemia. Contudo, a chave foi virada e o hospital passou a ser regional e de referência”, pontuou Dione.

O hospital, que ficou desativado por 16 anos, também passou por obras de reforma e adequação com o objetivo de ter o escopo de assistência ampliado após a fase crítica da pandemia do coronavírus. A unidade atende diretamente uma população de cerca de 250 mil habitantes dos 12 municípios que integram a região Sul.

“Antes ficávamos angustiados quando um problema não tinha solução, mas ver essa humanização no atendimento me deixa emocionado. Essa parceria vem para nos fortalecer e dar vida para as pessoas”, disse o secretário municipal de Saúde, Adriano Martins Lopes.

Ala pediátrica

Todos os 18 leitos estão à disposição do Complexo Regulador da SES-GO para atender a demanda por internação pediátrica. A expectativa é de que no próximo ano, dependendo de adequações físicas na estrutura do hospital, a unidade passe a atender como pronto-socorro. No entanto, os leitos estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana com médicos pediatras e intensivistas para atender pacientes encaminhados pela regulação.