Press "Enter" to skip to content

Hospital de Jaraguá capacita sobre parto seguro e violência obstétrica

Última atualização 27/07/2023 | 08:06

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) capacitou enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre parto seguro e violência obstétrica. O intuito da ação foi reforçar com os profissionais a missão da unidade em oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e seguro.

A capacitação foi conduzida pela gerente de enfermagem do Heja, Raíssa Gonçalves, e pela coordenadora do centro cirúrgico, Gláucia Siqueira. Violência obstétrica é o desrespeito à mulher, à sua autonomia, ao seu corpo e aos seus processos reprodutivos, explica Raíssa Gonçalves.

PARTO SEGURO

“Ela pode se manifestar por meio de violência verbal, física ou sexual e pela adoção de intervenções e procedimentos desnecessários ou sem evidências científicas”, disse.

De acordo com a gerente de enfermagem, o objetivo principal da capacitação foi alertar os enfermeiros e técnicos em enfermagem sobre os direitos que a mulher tem durante a gestação, desde o pré-natal até o seu puerpério.

“Reforçamos os deveres que toda a equipe assistencial possui durante o atendimento à gestante, garantindo que a mulher receba um atendimento humanizado e livre de qualquer ato de violência obstétrica”, afirmou Raíssa.

A gestora destaca que o profissional pode fazer com que o momento único que a mulher está vivendo seja especial, mudando sua atitude, oferecendo uma palavra, explicação, carinho ou conforto.