Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia ampliará atendimento ao câncer

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está discutindo a ampliação da rede de atendimento aos pacientes de câncer no território goiano. Na manhã desta sexta-feira, dia 28, o secretário Leonardo Vilela e o superintendente-executivo da SES-GO, Deusdedith Vaz, além de outros representantes da pasta, reuniram-se com representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia para debaterem o plano de expansão de oncologia no Estado, previsto para ser implantado até 2019.

No encontro, foi discutido que o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) será reformado, adaptado e ampliado para tornar-se um hospital especializado em oncologia, com a prestação de assistência em radioterapia, quimioterapia e realização de exames de ponta. Com a alteração, os casos de urgência e emergência passarão a ser concentrados, futuramente, no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), ambos de grande porte, localizados na capital.

Coordenador-geral de Acompanhamento e Prestação de Contas do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, André Luiz Alves Silveira Martins adiantou que, inicialmente, ainda neste ano, Goiás vai ser contemplado com a instalação de equipamentos de ponta (acelerador linear) no Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer no Estado de Goiás (ACCG), na capital, e na Unidade Oncológica de Anápolis, também pertencente à ACCG. A instalação dos dois novos aparelhos, de acordo com André Luiz Silveira, vai possibilitar a cessão de um acelerador linear para o Estado do Mato Grosso.

Superintendente-executivo da SES-GO avalia que a mudança do perfil do Huapa em hospital especializado em oncologia vai garantir um atendimento mais ágil e eficaz às pessoas que sofrem com o câncer. “Com a descentralização e ampliação da rede de atendimento, diminuímos a mobilidade do paciente, o que favorece a redução do custo arcado pela família e o aumento da efetividade do tratamento”, pontua. Além disso, assegura Deusdedith Vaz, a população terá mais acesso à assistência especializada. Atualmente, cerca de 80% dos procedimentos para o tratamento dos casos de câncer são realizados pela ACCG.

Os representantes da SES-GO, da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e do Ministério da Saúde estão definindo questões relacionadas à elaboração do projeto para a implantação do hospital especializado em oncologia em Aparecida de Goiânia. Após a reunião, a equipe fez uma visita técnica ao Huapa. O projeto, conforme Deusdedith Vaz, será apreciado por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nulclear e da Superintendência de Vigilância em Saúde. Posteriormente, o projeto será licitado e executado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos