“Com o período de férias e chegada do feriado prolongado de carnaval cai o número de doadores, mas não a demanda por doações”
O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) recebe nesta sexta-feira o ônibus do Hemocentro de Goiás para coletar sangue de voluntários. A unidade utiliza uma média de 80 bolsas de sangue por mês para atender os bebês internados, em especial os recém-nascidos prematuros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A campanha será realizada das 8 às 16horas.
Nos três últimos meses do ano passado foram utilizadas 233 bolsas de sangue na unidade e mais de 100 crianças foram beneficiadas. Com isso a biomédica do Laboratório Clínico e Agência Transfusional, Hérica da Costa explica a importância das doações. “Não há outro componente sintético que substitua o sangue quando alguém necessita dele e por isso dependemos das doações”, destaca.
As doações contribuem com o aumento dos estoques de sangue, e além disso, o objetivo da ação é despertar nas pessoas o hábito de doar regularmente sangue. “Com o período de férias e chegada do feriado prolongado de carnaval cai o número de doadores, mas não a demanda por doações”, alerta a biomédica da Maternidade.
Como ser um doador:
Para doar a pessoa deve comparecer ao local com documento pessoal de identificação com foto emitido por órgão oficial, estar bem alimentado e hidratado, ter dormido bem na noite anterior e estar em bom estado de saúde. É necessário pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. Os homens devem respeitar um intervalo de doação de dois meses e as mulheres de três meses. Ao final do procedimento o doador recebe um lanche e atestado de doação de sangue.