Última atualização 01/10/2024 | 16:34
O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) realizou sua primeira clipagem de aneurisma, um procedimento de alta complexidade feito através de cirurgia no crânio, para tratamento da doença que afeta as artérias do cérebro. A operação, inédita na unidade, foi comandada pela equipe de neurocirurgia do Heana, durou cerca de 2 horas e 20 minutos e não teve complicações.
“A realização dessa cirurgia é um grande avanço para o estado de Goiás, e o Heana se preparou muito para oferecer esse serviço essencial à população”, destacou o neurocirugião Thiago Dantas. O diretor administrativo do hosptial, Renato Pereira de Souza, comemorou a conquista. “Poder realizar cirurgias desse porte aqui mostra o quanto avançamos e garante que nossos pacientes tenham acesso aos melhores tratamentos”, afirma.
A cirurgia trata o sangramento intracraniano causado pelo rompimento de um aneurisma e é realizada por poucos hospitais. Em Goiás, o Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) também oferece o procedimento aos pacientes do SUS. No Heana, a paciente operada continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está recebendo cuidados especializados para sua recuperação.
“Essa cirurgia é um exemplo do que buscamos: oferecer à população um serviço público de saúde cada vez mais qualificado e seguindo a diretriz de regionalização da saúde, trabalhada pelo Governo de Goiás”, enfatizou o diretor executivo da Fundação Universitária Evangélica (Funev), que é responsável pela gestão da unidade desde 2019.