Hospital Estadual de Trindade registra 2 mil atendimentos durante festa do Divino

Atento ao bem-estar dos romeiros do Divino Pai Eterno, o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) se preparou para atender a população do município, da região e também dos romeiros de diversos locais do Estado e do País, totalizando cerca de 2 mil atendimentos nos dez dias da festa. No período, Trindade recebeu 3,6 milhões de visitantes. Somente no dia do show de Roberto Carlos, foram 100 mil pessoas, segundo a estimativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Santuário Basílica.

A unidade do Governo de Goiás foi além dos atendimentos ambulatoriais e de cirurgias eletivas de rotina, repassando também orientações sobre a importância da vacinação e reforçando o uso de máscara e álcool em gel em locais com muita aglomeração, principalmente em casos de gripes e outros problemas respiratórios. A equipe de nutrição da unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) também orientou sobre a adoção de uma dieta leve e saudável, alertando sobre os cuidados com o consumo de alimentos ao longo da rodovia.

Os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas foram realizadas conforme demanda e encaminhamento do Complexo Regulador Estadual da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (CRE/SES-GO). Os pacientes que precisaram de atendimento no pronto-socorro passaram por procedimentos padrões, triagem baseada no Protocolo de Manchester, 24 horas por dia e, em caso de necessidade, encaminhamento para outros hospitais com a especialidade necessária, por meio do CRE.

“Nossa equipe se antecipou, dando orientações para garantir uma festa saudável para todos os romeiros, e tudo ocorreu com tranquilidade”, reforça Vânia Fernandes, diretora do Hetrin. Um dos públicos que mais buscou atendimento no Hetrin foram idosos com mais de 65 anos – esse grupo somou mais de 220 pessoas atendidas, o que não surpreendeu a equipe da unidade. “O número de atendimentos durante a romaria foi dentro do que já era estimado pela unidade”, disse a gerente de enfermagem do Hetrin, Pollyana Bueno.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos