Hospital Estadual de Uruaçu é reconhecido como referência no tratamento contra o câncer pelo Ministério da Saúde

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, acaba de ser habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e publicada na terça-feira (23/04), a Portaria nº 3.575 anuncia o reconhecimento e estabelece o repasse anual de R$ 5.977.645,00 ao HCN. O recurso, que será transferido em parcelas mensais, destina-se ao custeio de ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, explica que a habilitação é um processo que exige esforço, dedicação e trabalho sério na área de oncologia. “As equipes do HCN e da SES estão de parabéns. Muitas etapas foram vencidas e o esforço de todos foi convertido nessa conquista que vai melhorar ainda mais a assistência oncológica regionalizada, que é um pilar para o governador Ronaldo Caiado”, destaca.

Com a inclusão do HCN, Goiás passa a ter cinco Unacons, cada uma com capacidade para realizar anualmente 3 mil consultas especializadas; 1,2 mil exames de ultrassonografia e de anatomia patológica; 600 endoscopias digestivas, colonoscopias e retossigmoidoscopias. Os outros quatro hospitais com o título de Unacons são o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na capital; o Hospital Evangélico Goiano e a Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis.

Outra unidade oncológica de referência em Goiás, o Hospital de Câncer Araújo Jorge, localizado em Goiânia, é categorizado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Futuramente, Goiás contará ainda com o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em construção nas proximidades do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Essa grande unidade contará com 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia e centro de infusão quimioterápica.

Serviços à população

O HCN tem histórico de relevantes serviços prestados à população. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, realizou 136 cirurgias oncológicas e 327 altas de pacientes, mais de 700 sessões de quimioterapia e 2.535 consultas, com que há de melhor em tratamento contra o câncer. Seu centro de oncologia, referência no Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 21 leitos de internação clínica e 15 leitos cirúrgicos, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para tratamento clínico e cirúrgico.

O coordenador de Oncologia da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Kleber Junior Rodrigues Monteiro, destaca que o HCN vem ampliando os atendimentos de forma sistemática. A equipe diretiva da unidade desenvolve um trabalho de orientação, esclarecimentos e demonstração de todos os serviços que são ofertados na unidade. Esse trabalho vem rendendo frutos. Conforme o coordenador, a unidade tem ampliado os atendimentos de forma substancial.

Atendimento humanizado

Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir recepção e atendimento humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico conta com espaço específico para os familiares, salão de beleza, oficinas de maquiagem e lenços. Com equipe multiprofissional, a unidade oferece tratamento individualizado, atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento feito por oncologista.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos