Press "Enter" to skip to content

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano realiza exames gratuitos de câncer de mama

Última atualização 13/10/2023 | 17:04

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), irá fazer uma série de consultas e exames gratuitos de mamografia e Papanicolau para a população de Uruaçu e da região norte goiana. O objetivo da ação é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O cadastro e agendamento das consultas poderá ser respondido entre os dias 11 e 18 de outubro.

O mês de outubro é marcado pela cor rosa e traz à tona discussões acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mais acomete mulheres no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2021 a doença causou a média de 50 mortes por dia, sendo 18,2 milhões de vítimas apenas no Brasil. Em Goiás, no período de três anos (2020 a 2023), ao menos 1.993 mulheres morreram da doença, conforme informado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

De acordo com Leiliane Camelo, coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital, a campanha visa compartilhar informações sobre o câncer de mama e de colo de útero. “Através do serviço de oncologia do HCN foi possível proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, ofertar todo o tratamento contra o câncer para as mulheres da região centro-norte de Goiás. E, como somos referência no estado, ficamos muito felizes em contribuir com a conscientização das mulheres e, consequentemente, com a redução da mortalidade, garantindo um cuidado assistencial humanizado e atendimento médico especializado pela equipe multiprofissional, com sua ampla e confortável estrutura física”, diz.