Novos equipamentos destinados a procedimentos cardiológicos foram entregues no Hospital Francisca Mendes, situado em Manaus, com o intuito de beneficiar diretamente pacientes com problemas cardíacos no estado do Amazonas.
Essa entrega, realizada nesta quarta-feira (22), incluiu dois aparelhos essenciais para fortalecer procedimentos e diagnósticos de doenças relacionadas ao coração na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, localizada na Zona Norte de Manaus. Os novos equipamentos têm potencial para impactar positivamente a vida de pacientes com doenças cardíacas na região.
Os aparelhos recém-adquiridos são uma ressonância magnética cardíaca, que tem previsão de realizar cerca de 150 exames por mês, e um aparelho de hemodinâmica, que deve aumentar em 50% a realização de procedimentos cardiológicos como cateterismo e angioplastia.
O governador Wilson Lima expressou sua satisfação com a reformulação da rede de saúde, destacando o início desse processo nas unidades referência, como é o caso do Hospital Francisca Mendes.
O equipamento de ressonância magnética cardíaca será o primeiro do tipo a ser utilizado na rede pública de assistência à saúde no Amazonas, possibilitando uma avaliação minuciosa da estrutura e funcionamento do coração de forma segura, sem dor e não invasiva.
Com a incorporação do terceiro equipamento de hemodinâmica, a expectativa é de que o número de atendimentos realizados aumente em 26%, em comparação com a média de 4,5 mil exames anuais feitos pelos dois aparelhos já em funcionamento no hospital.
Essa iniciativa visa não apenas aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população, mas também garantir um melhor acolhimento e tratamento para pacientes cardiopatas na região, fortalecendo a atenção à saúde cardíaca dos cidadãos do Amazonas.