Hospital nega inserir DIU por motivos religiosos e web associa a livro com premissa semelhante

Hospital nega inserir DIU por motivos religiosos e web associa a livro com premissa semelhante

Um hospital rejeitou colocar um dispositivo intrauterino (DIU) por motivos religiosos, gerando comparações da situação com a trama do livro “O Conto da Aia”, da escritora canadense Margaret Atwood, por vários internautas nas redes sociais.

A história ganhou destaque quando Leonor Macedo, 41 anos, compartilhou o ocorrido no Twitter/X nesta terça-feira, 23. Ela relatou: “A médica me informou que não pode realizar a inserção do DIU em mulheres, pois isso vai contra os valores religiosos da instituição.”

 

Internautas cobraram respostas do Hospital São Camilo, que, por meio da assessoria, afirmou na rede social que “por diretriz institucional de uma instituição católica, não são realizados procedimentos contraceptivos, seja em homens ou mulheres.”

Em uma nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, a instituição esclareceu que pacientes que buscam a Rede de Hospitais São Camilo, sem riscos à saúde, são orientados a procurar hospitais na rede referenciada do plano de saúde que tenham esse procedimento contratualizado.

A resposta causou revolta entre os internautas, que em diversos tweets questionaram: “Em que ano estamos mesmo?”. E as comparações com a obra de Atwood logo surgiram.

O debate sobre o Estado ser laico também foi levantado, enquanto alguns internautas defenderam a posição do hospital, sugerindo que a paciente procure outros estabelecimentos para a colocação do DIU.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos