Hospital PUC-Campinas oferece Telemedicina em parceria com Prefeitura de Campinas: ampliando acesso à saúde através de atendimentos digitais.

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Novidade é fruto de parceria com a Prefeitura de Campinas DE inaugurou no dia 11 de novembro o espaço do novo serviço de Telemedicina, que já está em funcionamento desde junho. O espaço promoverá que os atendimentos também sejam realizados pelos alunos juntamente com os docentes. A Telemedicina trata-se de um aumento na oferta de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que surge de uma parceria com a PUC-Campinas e Prefeitura Municipal.

Ao todo, serão mais de 1,5 mil consultas por mês disponíveis à população, o que amplia a capacidade do município. As consultas já iniciaram e terão aumento gradativo conforme convênio com o Município. A inserção do paciente se dá na consulta presencial, o qual já sai agendado para o retorno, com data e link. Os casos novos de primeira consulta, quem faz é a Prefeitura diretamente na plataforma.

A implementação da Telemedicina na Instituição foi realizada em parceria entre o Hospital, a Secretaria Municipal da Saúde e Universidade e, prevê a incorporação do teleatendimento na modalidade ambulatorial, tanto para pacientes atendidos no critério de retorno, como primeira consulta provenientes das Unidades Básicas de Saúde. Esses atendimentos serão realizados por médicos assistentes, docentes e discentes, por meio de uma plataforma disponibilizada pela equipe da Saúde Digital do município de Campinas.

Considerando a implementação desse projeto, o Hospital PUC-Campinas foi contemplado com uma emenda parlamentar, a fim de subsidiar as adequações estruturais para a área destinada para esse atendimento. Além das adequações estruturais e tecnológicas, o desdobramento desse projeto considerou a reorganização de alguns fluxos junto às Especialidades Médicas (Dermatologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Psiquiatria e Reumatologia), assim como, na metodologia de ensino junto aos alunos.

> “Esse serviço que hoje inauguramos aqui, com uma parceria entre Hospital, Universidade e Prefeitura de Campinas, significa a expansão da saúde. Porque a saúde digital, que chamamos de telemedicina, vem para solucionar muitos casos de enfermidade de pequena complexidade que podem ser resolvidos digitalmente. O dia de hoje é um marco, porque significa que o município vai conseguir atender melhor. Nós poderemos crescer na parceria com Campinas. Temos expertise, espaço e qualificação. Aqui, com todos juntos participando, damos um passo muito importante”, afirmou o Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), mantenedora da PUC-Campinas e do Hospital, Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti.

> “Esse é um momento importante para Universidade e para o Hospital PUC-Campinas. O novo serviço faz parte da construção de um relacionamento estreito de parceria entre as instituições. Hoje nos encontramos para desenvolver esse projeto, que traz também para a Universidade uma oportunidade de qualificação, que é um ganho importante para formação dos nossos estudantes”, comentou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

> “Para a população, nós ampliamos os serviços já existentes, por meio deste convênio acordado com a Prefeitura de Campinas, por meio através de um projeto do prefeito Dário Saadi. Isso vai contribuir para ampliar o atendimento em Campinas e chegar em outras regiões. O objetivo também é promover a inovação, já que a saúde digital é um processo de inovação no modelo de atendimento e contribui com a formação do nosso profissional para transformar vidas”, afirma Dr. Aguinaldo Pereira Catanoce, Superintendente do Hospital PUC-Campinas.

> “A relevância desse movimento é enorme, tendo em vista que a PUC-Campinas, mais uma vez, mostra que está dentro do traço da modernidade. Muitas lições da Covid-19 foram aprendidas e vimos que precisávamos expandir: mais atendimento para mais pessoas. As profissões da área da saúde precisam chegar em locais onde a infraestrutura não chega. Nossa missão é ir atrás de todos, atender mais pessoas, deixar nossos alunos atualizados e cada vez mais pensando nos 100 anos da Universidade”, comentou o Decano da Escola de Ciências da Vida (ECV), Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Bauru lidera ranking de chuvas em SP com 121 mm; confira lista completa

Com 121mm, Bauru registra o maior volume de chuva do estado de SP; veja lista
com maiores acumulados

Temporal de 121 mm concentrados na tarde desta quarta-feira (25) causou
alagamentos e transtornos a moradores da cidade. Outras cidades do interior do
estado de SP também enfrentaram problemas com o grande volume de chuva.

Chuva provoca transtornos e alagamentos no centro-oeste paulista

Uma chuva intensa atingiu o estado de São Paulo entre quarta (25) e quinta-feira
(26), provocando grande volume de água. Bauru, no centro-oeste do estado, foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuva do estado nas
últimas 24 horas, com 121 mm, segundo dados da Defesa Civil (veja lista abaixo).
A forte chuva, concentrada na tarde de quarta, causou transtornos e alagamentos
aos moradores da cidade.

Na Rua Rodolfina Dias Domingues, no bairro Ipiranga, moradores filmaram uma
mulher tentando atravessar a enxurrada. No mesmo local, pessoas tentaram puxar
um veículo que ficou preso em um ponto de alagamento. Ainda no bairro, um homem
foi flagrado nadando em uma área tomada pela água.

Outras cidades do interior de SP também tiveram grandes volumes de chuva no
mesmo período. Em Tupã, o acumulado foi de 70 mm, seguido por Marília com 57 mm, Jundiaí com 56 mm e Sorocaba, que também
enfrentou alagamentos.

Em Sorocaba, a chuva deixou ruas parcialmente interditadas. Na Marginal Dom Aguirre, próximo ao
Parque das Águas, apenas uma faixa estava liberada para o tráfego na manhã desta
quinta-feira (26). Já a Rua XV de Agosto precisou ser completamente fechada.

Em Itápolis, uma árvore caiu no cruzamento entre as vias José de Barros Ribeiro e Avenida das
Pedras, no bairro Jardim Vitória I, e atingiu cabos da fiação elétrica. Parte do
bairro ficou sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira.

Conforme a Defesa Civil, a árvore também atingiu uma casa. Segundo apurado pela
TV TEM, ninguém ficou ferido.

Veja lista da Defesa Civil com os maiores acumulados das últimas 24h (dados
coletados às 5h45 – Cemaden e Inmet): o município de Bauru (Eta Jd Ouro
Verde) registrou 121mm de chuva, seguido por Bauru (Vila
Industrial) com 87mm, Pedreira (Vale Verde) com 80mm, Pedreira (Vila Santo Antonio) com 79mm, Estiva Gerbi (Centro) com 73mm, São Paulo (Mooca) com 71mm, Pedreira (Santa Clara) com 71mm, Tupã (Tupã) com 70mm
e muitas outras cidades da região.

Veja mais notícias da região no portal DE Bauru e Marília. Confira mais detalhes e fique por dentro de todas as atualizações do centro-oeste paulista.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp