Hospital Samuel Libânio amplia atendimento oncológico em Pouso Alegre

hospital-samuel-libanio-amplia-atendimento-oncologico-em-pouso-alegre

Hospital Samuel Libânio mais do que dobra capacidade para atendimento de pacientes oncológicos

No último domingo, foi inaugurado o segundo andar do Hospital Oncológico da unidade em Pouso Alegre.

Hospital de Pouso Alegre aumenta capacidade para atendimento de pacientes oncológicos

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, deu mais um passo importante na ampliação dos serviços oncológicos oferecidos à população do Sul de Minas. No último domingo, foi inaugurado o segundo andar do Hospital Oncológico da unidade, o que fará mais do que dobrar a capacidade de atendimento a pacientes com câncer.

Com a abertura do novo pavimento, o número de pacientes que podem ser atendidos simultaneamente em sessões de quimioterapia passou de 26 para 60. O espaço conta com 10 consultórios multidisciplinares voltados exclusivamente ao tratamento oncológico, além de novas poltronas para os procedimentos, o que contribui para um atendimento mais humanizado e ágil.

De acordo com a direção do hospital, pacientes que hoje são atendidos no antigo prédio oncológico serão transferidos para essa nova estrutura. A ampliação também permitirá que pessoas de municípios vizinhos, que atualmente precisam buscar atendimento em outras regiões, como no interior de São Paulo, possam ser acolhidas diretamente em Pouso Alegre.

“A gente vai trazer maior acolhimento, maior qualidade no atendimento. Aumentamos o número de poltronas para quimioterapia, trazendo mais humanização. Com esse espaço ampliado, vamos conseguir atender com maior rapidez esses pacientes que têm urgência no tratamento”, afirmou o diretor técnico do Hospital Samuel Libânio, Saulo Gonçalves Lamas.

O Hospital Oncológico do Samuel Libânio foi projetado para ter cinco pavimentos, em um terreno de 2,8 mil metros quadrados doado pela Prefeitura. Até o momento, R$ 50 milhões foram investidos na obra. A expectativa é de que toda a estrutura esteja concluída até abril de 2026.

A primeira fase do projeto foi entregue em 2024, com 36 consultórios e duas salas para pequenas cirurgias. O próximo andar a ser inaugurado será o da ala de internação, e o projeto prevê ainda setores específicos para exames e cirurgias oncológicas. Referência em serviços de alta complexidade, o hospital atende atualmente pacientes de 53 municípios do Sul de Minas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp