Hospital Santa Helena inaugura nova UTI

O Hospital Santa Helena, um dos pioneiros da capital goiana, acaba de inaugurar sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Vascular e Cirúrgica. A inauguração da segunda UTI do hospital, que comemora 60 anos de fundação em 2017, aconteceu nesta quarta-feira, 5, e reuniu diretores, sócios, membros do corpo clínico e colaboradores do Santa Helena, como Luiz Mauro de Paula e Souza, Natalino da Cunha Peixoto, Arnaldo Lemos Porto e Djalma José do Prado Júnior.

O evento reuniu também convidados, dentre eles, o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, o primeiro vice-presidente, Gustavo Clemente, e representantes de compradores de serviços de saúde, que puderam conhecer as novas instalações da UTI já em funcionamento.

Com 12 leitos, um deles de isolamento, a nova UTI possui modernos equipamentos e uma experiente equipe multidisciplinar para o atendimento aos pacientes, que poderão contar também com a presença de acompanhantes ao longo da internação, o que humaniza mais o tratamento. Coordenada por médicos intensivistas, a UTI vai receber pacientes pós-cirúrgicos, com problemas cardiológicos e neurológicos agudos, ampliando o atendimento de terapia intensiva já prestado pelo hospital, que passa agora a contar com 24 leitos de UTI.

Segundo o médico intensivista Marco Antônio Mendes Castilho, a nova UTI chega para oferecer maior segurança aos pacientes do Hospital Santa Helena. O projeto de implantação do novo serviço, de acordo com o diretor médico Arnaldo Lemos Porto, foi idealizado em 2010 e posto em prática com o apoio dos acionistas, corpo clínico, colaboradores e parceiros e com objetivo de transformar o Santa Helena em um centro de excelência para a comunidade.

A nova UTI chega também para dar suporte a outro serviço recém-implantado no hospital: o Protocolo Gerenciado da Unidade de AVC, que visa reduzir o tempo de diagnóstico e início do tratamento de vítimas de Acidente Vascular Cerebral. Luiz Faleiro, gerente regional da Postal Saúde dos Correios, prestigiou o evento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp