Hospital Souza Aguiar capta 16 córneas em 2 meses no Rio, beneficiando até 64 pessoas com transplantes

hospital-souza-aguiar-capta-16-corneas-em-2-meses-no-rio2C-beneficiando-ate-64-pessoas-com-transplantes

DE Souza Aguiar realiza captação de 16 córneas em 2 meses, no Rio; ampliação pode ter beneficiado até 64 pessoas

O transplante de córnea é um procedimento fundamental que consiste na substituição da córnea doente por outra saudável e transparente.

Localizado no Centro do Rio, o Hospital Municipal Souza Aguiar capturou 16 córneas durante os meses de julho e agosto deste ano como parte do projeto Olhos do Rio, que tem como objetivo ampliar a captação de córneas para transplantes. Este número de córneas captadas pode beneficiar até 64 pessoas, já que cada córnea pode ajudar até quatro pessoas com deficiência visual a recuperar a visão.

Essa iniciativa envolvendo hospitais públicos é um avanço significativo para reduzir a lista de espera por esse órgão tão crucial, que atualmente conta com cerca de 5 mil pessoas no estado do Rio de Janeiro. A enfermeira Daniele Nascimento, com uma década de experiência na área, destaca a importância do protocolo de morte encefálica para garantir o diagnóstico e, por fim, a doação de órgãos.

Além dos aspectos técnicos envolvidos, o projeto também se concentra em ações de sensibilização, acolhimento e capacitação interna. É vital que o tratamento seja humanizado e respeitoso com as famílias enlutadas, lembrando que temas como morte encefálica e doação de órgãos e tecidos ainda são pouco discutidos nas universidades.

O enfermeiro Flávio do Espírito Santo ressalta a importância de cada interação com as famílias, garantindo um acolhimento e suporte desde o momento da entrevista até o desfecho do processo. É fundamental aproximar os estudantes da realidade hospitalar, conscientizando sobre a relevância da doação e formando profissionais mais empáticos e preparados para lidar com essas situações delicadas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp