Press "Enter" to skip to content

Hotel de Acapulco em que episódios de Chaves foram gravados é atingido por furacão

Última atualização 30/10/2023 | 08:49

O Hotel Emporio, no México, foi atingido pelo furacão Otis, na quarta-feira, 25. O local é popularmente conhecido pelos episódios do seriado mexicano “Chaves”, em Acapulco. O furacão registrou velocidade de 270 km/h, deixando 27 mortos e quatro pessoas desaparecidas.

A governadora do estado mexicano de Guerrero, Evelyn Salgado, informou que 80% da costa da região foi afetada.

Hóspedes utilizaram as redes sociais para publicar imagens da destruição do hotel e, na época das gravações de Chaves, em 1970, o local era conhecido como Acapulco Continental.

De acordo com o jornal mexicano El Universal, o hotel teria sido comprado por Emilio Azcárraga Milmo, dono da emissora de Chaves e por isso teria decidido gravar capítulos da série lá, bem como de Chapolin. O objetivo seria divulgar o local.

Em entrevista ao jornal, o empresário Raymundo Ceja disse que os ventos foram intensos. “As portas começaram a inflar e as janelas estouraram. Saímos dos quartos e nos refugiamos em um salão de festas”, afirmou.

Furacão Otis

Classificado na categoria 5, o furacão Otis chegou à costa do México nesta quarta-feira, 25, se intensificando às 15h, no horário do país da América Central. O furacão atinge o país entre as cidades litorâneas de Acapulco até Técpan de Galeana.

De acordo com a coordenadora geral do Serviço Nacional Meteorológico, da Comissão Nacional de Águas (Conagua), Alejandra Margarita Méndez Girón, furacão Otis teve ventos com mais de 200 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de 250 km/h.

Por sua dimensão, o fenômeno começou como uma tempestade tropical em Guerrero, Oaxaca e Michoacán, até mesmo na Cidade do México, Morelos e Puebla, e se intensificou para um furacão na categoria 5, entre as 4h e as 6h da manhã desta quarta-feira.

Por este motivo, foi mantida uma zona de prevenção e vigilância dos efeitos dos furacões desde Punta Maldonado até Zihuatanejo, Guerrero, informou o Serviço National Meteorológico.

Ainda observou Alejandra Margarita que a expectativa é que o Furacão Otis continue sobre Guerrero durante as próximas 48 horas após o seu impacto e depois enfraqueça gradualmente, causando chuvas torrenciais e chuvas ocasionais muito fortes em Guerrero, oeste de Oaxaca e leste de Michoacán.

Portanto, até esta quinta-feira, 26, são esperadas pelas autoridades mexicanas chuvas acumuladas de 100 a 150 milímetros (mm), no Estado do México e Morelos, 150 a 200 mm em Michoacán e Oaxaca, bem como 300 a 400 mm em Guerrero.