Hub Goiás completa um ano e se consolida como centro da inovação em Goiás

O Hub Goiás completou um ano de funcionamento e se consolida como o centro da inovação em Goiás. Neste período, foram apoiados 123 novos negócios inovadores e realizados mais de 300 eventos, impactando superior a 11 mil pessoas. Em comemoração a esta marca, o Hub Goiás promove, nos próximos dias 26, 27 e 28 de setembro, o festival Estação da Inovação, que contará com mais de 80 atrações gratuitas, incluindo oficinas, painéis com fundos de investimento e atrações musicais.
 
A entrada é gratuita e aberta ao público, com ingressos disponíveis no site da Sympla. O evento conta com uma vasta programação sobre inteligência artificial, transformação digital e a ligação entre novos negócios e grandes investidores nacionais. Ao todo, serão mais de 100 convidados de todo o país, incluindo os maiores fundos de investimento em startups do país — em 2023, os “investimentos anjos” no Brasil totalizaram R$ 886 milhões.
 
“Os números do Hub Goiás neste primeiro ano são excepcionais e colocam esse equipamento público no centro da inovação feita no estado. E tudo em uma estrutura de ponta e gratuita. O governador Ronaldo Caiado entende que o que é do estado deve ser de altíssima qualidade e a gente entende que a inovação é para todos. O Hub Goiás é a representação de tudo isso”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
 
O superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira, destaca que o objetivo do evento é aproximar a comunidade de temas como empreendedorismo, inteligência artificial, meio ambiente e economia criativa. “Temos feito um trabalho diversificado, com startups, inovação aberta, conexão com investidores e várias outras coisas. O evento coroa tudo isso com a intenção de promover ainda mais conexões para os goianos que querem inovar.”
 
Entre as atrações estão exposições de startups, palestras, workshops, maratona de inovação, oficinas, batalha de startups, arena de robótica, painel com investidores, cases de sucesso de startups apoiadas pelo Hub Goiás, e jogos. Tudo com o objetivo de conectar mentes criativas, empreendedores e entusiastas do ecossistema de inovação. A programação completa pode ser acessada pelo link: hubgoias.org/estacaodainovacao.
 
Nos dias 26 e 27, todas as atividades serão realizadas das 9h às 19h, sendo encerradas com shows das 19h às 22h, incluindo Banda YAS e Banda Versário. No dia 28, a programação traz, na parte da manhã, temas como economia criativa, comunidades, inteligência artificial no direito e empreendedorismo feminino. À tarde, será repleto de samba, com Luciana Clímaco e outras atrações, das 14h30 às 20h.
 
O Hub Goiás, localizado no Setor Leste Universitário, em Goiânia, é o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador público da Região Centro-Oeste do país. Projetado para ser um escritório compartilhado de trabalho público e espaços multifuncionais para realização de reuniões, capacitações e eventos abertos à comunidade, o Hub Goiás tem planos para abrigar programas de aceleração de novos negócios. O espaço é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), sendo gerido e operado pelo Porto Digital.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp