Hugo Motta envia PEC do fim da escala 6×1 para a CCJ

hugo-motta-envia-pec-do-fim-da-escala-6x1-para-a-ccj

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), direcionou a Proposta de Emenda à Constituição que trata da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6×1 à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta segunda-feira (9). Enquanto o governo Lula estudava consolidar todas as discussões sobre o tema em uma única proposta, Motta adiantou-se ao apensar o texto de Reginaldo Lopes (PT-MG) ao de Erika Hilton (PSOL-SP).
Motta afirmou: ‘Decidi trazer à tona a discussão sobre a PEC 6×1, uma demanda antiga da classe trabalhadora que almeja a redução da jornada de trabalho. Nós sabemos que esta é uma questão que impacta nossa economia, por isso é essencial ouvirmos todos os setores a fim de criar uma proposta justa’. O presidente da Câmara acrescentou: ‘Acredito que ao debatermos e reduzirmos a escala 6×1, daremos um grande passo em direção à dignidade dos trabalhadores, proporcionando mais qualidade de vida e respeito àqueles que impulsionam nosso país’. Motta também anunciou que, após a passagem pela CCJ, será formada uma Comissão Especial para uma ampla discussão da PEC.
Após a avaliação de admissibilidade na CCJ, o texto seguirá para uma Comissão Especial, onde será debatido antes de ir ao Plenário da Câmara dos Deputados. A possível eliminação da escala 6×1 virou uma das prioridades para 2026, ano eleitoral, para Lula. Parte da base governista está cética em relação ao avanço da pauta ainda neste ano, devido à complexidade do tema. No entanto, há quem acredite que a pressão popular obrigará o Congresso a discutir o assunto e uma votação em 2026 é viável.
Embora extremamente popular, a questão esbarra em problemas econômicos. O fim da escala 6×1 poderia resultar no fechamento de empregos e no arrefecimento do comércio, alertaram especialistas econômicos ligados ao governo. A alta taxa de empregabilidade e o poder de compra são fundamentais para destacar a atual gestão governamental.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp