Hugo Motta lamenta morte de papa Francisco: “Um exemplo de vida e luta”
O Vaticano comunicou o falecimento do pontífice argentino, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), expressou seus sentimentos diante da triste notícia da morte de DE.
Em suas redes sociais, Hugo compartilhou palavras de admiração pelo papa, descrevendo-o como um símbolo de “diálogo” e “inclusão”. Segundo o político, poucos líderes foram tão impactantes para ele quanto Jorge Mário Bergoglio, conhecido como papa Francisco. Hugo ressaltou que Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a assumir o posto mais alto da Igreja.
Além disso, Hugo Motta destacou as transformações promovidas por Francisco, enfatizando sua atuação em favor do diálogo, acolhimento, compreensão e inclusão. Para ele, o legado deixado pelo papa foi marcado por esses valores, que inspiraram muitas pessoas ao redor do mundo.
O presidente da Câmara dos Deputados ainda ressaltou que, para ele, o papa foi um exemplo de vida e luta. Hugo elogiou Francisco por ter colocado a Igreja no século XXI com seus gestos de coragem e esperança. Ele afirmou que seguirá em oração, juntamente com sua família, em homenagem a esse líder que representou a esperança e a justiça para tantos.
A morte de Francisco foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, que expressou profunda tristeza em comunicar o falecimento do Santo Padre. O pontífice argentino enfrentou problemas respiratórios no início do ano, passando quase 40 dias internado no Hospital Gemelli antes de receber alta em março.
Francisco assumiu a liderança da Santa Sé em 2013, marcando a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Sua morte deixou um vazio para muitos fiéis ao redor do mundo e seu legado de amor, inclusão e esperança seguirá vivo na memória daqueles que foram tocados por sua mensagem.