Hugo realiza primeira captação de coração sob gestão Einstein

O Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), administrado pelo Albert Einstein, marcou um importante milestone nesta sexta-feira, 8, com a primeira captação de um coração para transplante desde que a organização assumiu a gestão. A saída do órgão foi celebrada com uma salva de palmas da equipe do hospital.
 
O coração foi transportado de forma eficiente por uma ambulância do Corpo de Bombeiros até um hangar onde um avião da Forca Aérea Brasileira (FAB) aguardava para levar o órgão e a equipe medica até Brasília, onde o transplante seria realizado. Esta operação complexa envolveu aproximadamente 30 profissionais, incluindo a equipe médico-assistencial do Hugo, o Corpo de Bombeiros e a FAB.
 
Além do coração, a operação também possibilitou a captação de dois rins e do pâncreas, beneficiando quatro pacientes em Goiás e no Distrito Federal. A diretora medica do Hugo, Fabiana Rolla, destacou o empenho das equipes e a raridade do procedimento. “A captação de um coração viável para transplante e rara e desafiadora. Com o apoio da família do doador e o esforço das equipes envolvidas, conseguimos realizar o procedimento com segurança e eficácia,” afirmou.
 
Fabiana Rolla também ressaltou a colaboração das forcas de segurança, como a FAB e o Corpo de Bombeiros, no transporte dos órgãos, e a importância desse ato de generosidade. “A doação de órgãos e um ato de amor e compaixão por parte de uma família que enfrenta um momento de dor profunda, mas que, por meio desse gesto, possibilita salvar varias vidas,” concluiu.
 
O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), inaugurado em 1991, e o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além da assistência, o Hugo também e um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária. Sua trajetória se destaca por programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores da face e reimplantes.
 
O Hugo foi considerado referencia no atendimento de acidente vascular cerebral (AVC) com o projeto Angels, implantado em 2022 e reconhecido internacionalmente no socorro a vitimas de AVC isquemico. O protocolo reduziu em mais de 86% as sequelas de pacientes e em quase 90% o índice de óbitos de vitimas de AVC. O hospital possui 387 leitos para internação um centro cirúrgico com 10 salas. Sob a gestão do Einstein, o hospital continua realizando atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados para pacientes do SUS.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp