O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), encerra 2022 com 92% de satisfação dos pacientes, segundo dados da Ouvidoria da unidade. Neste ano, foram realizados mais de 130 mil atendimentos, incluindo urgências, ambulatoriais, emergências e internações.
São diversas as histórias de agradecimento aos profissionais da entidade; uma delas é a do Orlando Alves Rego, que procurou o hospital para fazer um tratamento cardiológico. “Aqui eu fui muito bem tratado por todos os funcionários, desde o maqueiro que me carregou até o cirurgião que me operou. Aqui no Hugol estou recebendo tratamento VIP”, diz o paciente.
Para o diretor-geral da unidade, Hélio Ponciano Trevenzol, esse resultado comprova a qualidade já certificada por órgãos nacionais e internacionais na área da saúde. “Em 2022, conquistamos a acreditação ONA 3 pela Organização Nacional de Acreditação, que reconhece as melhores práticas em qualidade. Fomos também premiados como um dos 40 melhores hospitais do Brasil, no ranking criado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROOS), em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES)”, pontua.
Humanização
Segundo a ouvidora do Hugol, Viviane de Oliveira, a pesquisa de satisfação é aplicada aos usuários dos serviços pelos assistentes administrativos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). “A aplicação e tabulação da pesquisa de satisfação dos usuários é realizada por meio de tablets, com questionário eletrônico mensal, em amostra aleatória de no mínimo 10% do total de pacientes internados ou atendidos no ambulatório e acompanhantes”, afirma.
O diretor-geral da unidade destaca ainda que, diariamente, são empreendidos diversos esforços para assegurar uma melhor experiência para os usuários dos serviços. Hoje, além de seguir os direcionamentos da SES-GO, o Hugol também conta com várias diretrizes que padronizam processos.
“Trabalhamos com foco na qualidade, segurança, humanização e acolhimento adequado para cada pessoa que procura pelos nossos serviços. Em 2023 pretendemos alcançar resultados ainda melhores. Essa pesquisa de satisfação oferece a oportunidade para que cada pessoa aponte as suas percepções e colabore com esse processo de melhoria contínua”, finaliza o diretor.
O resultado de 92% de índice de satisfação neste ano de 2022 é a média dos resultados obtidos ao longo dos últimos 12 meses. A pesquisa de satisfação segue a metodologia Net Promoter Score (NPS).