O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), localizado em Goiânia, encontra-se em uma situação alarmante em relação ao estoque de sangue, com uma escassez mais acentuada dos tipos B e O negativos. Essa crise é intensificada pelo período de férias e viagens, que contribui para uma significativa redução nas doações.
Em decorrência da época do ano, a procura por sangue tende a aumentar devido ao incremento nos acidentes domésticos, conforme sinalizou o supervisor do Banco de Sangue, Wilson Moreira. Ele enfatizou que “a ocorrência de acidentes domésticos cresce, e consequentemente, a demanda do hospital também aumenta”.
Importância da doação de sangue
A doação de sangue é um gesto de compaixão e não apresenta riscos ao doador, uma vez que a triagem clínica é rigorosa e o doador é autorizado a doar somente se estiver em boas condições de saúde. Os materiais utilizados são descartáveis, eliminando o risco de contaminação durante o procedimento.
Para realizar a doação, é imprescindível atender a diversos critérios, como: estar saudável, pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, estar descansado e alimentado, evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação, não ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano, não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses, e não estar em uso de antibióticos ou antifúngicos.
Além disso, o doador não deve apresentar evidência de doenças infecciosas ou ter um comportamento de risco relacionado a doenças sexualmente transmissíveis, e também deve evitar o consumo de álcool nas 12 horas anteriores à doação.
A unidade do Banco de Sangue do Hugol atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações, contate a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol pelo telefone (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp (62) 3270-6661.