O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (HUGOL) realizou nesta quarta-feira (12), captação de órgãos, para oportunizar pacientes que aguardavam na fila de espera do SNT – Sistema Nacional de Transplantes.
O paciente doador, apesar de todos os esforços da equipe multidisciplinar do hospital, sofreu morte encefálica, e sua família, em um ato de solidariedade, consentiu com a captação, auxiliando pessoas no Estado de Goiás com rins e córneas.
“Entendemos que o acolhimento humanizado recebido pelos pacientes e familiares no HUGOL contribui para uma maior compreensão e sensibilidade quanto ao tema da doação de órgão, ocasionando em mais chances para salvar vidas”, declarou o Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol, apontando o atendimento humanizado como um dos principais fatores para a alta taxa de consentimento familiar para a doação no hospital, que já captou, desde sua inauguração em julho de 2015 até julho de 2018, 247 órgãos, tornando-se referência na captação e na doação de órgãos e tecidos na região Centro-Oeste do país.
Durante todo esse mês, o hospital realiza ações de conscientização relativas à campanha de doação de órgãos Setembro Verde, que busca diminuir a fila de transplante de órgãos no país. “Caso você seja um doador, é importante conversar com seus familiares, visto que o procedimento só pode ser realizado com a autorização deles”, explica Katiuscia Freitas, coordenadora da OPO-HUGOL – Organização de Procura de Órgãos, que é responsável por acompanhar e auxiliar no processo de doação na unidade.