Hugol é pioneiro em oferecer urgência em urologia

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) é o primeiro hospital público de Goiás a oferecer o serviço de urgência em urologia, com médico urologista em plantão presencial 24 horas por dia. “Isso quer dizer que a qualquer momento que um caso grave de urgência urológica chegar haverá um urologista de plantão para recebê-lo, fazer o diagnóstico e o tratamento dentro da unidade. Nos casos de trauma grave do sistema urogenital, a taxa de salvamento de órgãos (rins) é claramente maior quando se tem presente o urologista para tratar o caso”, explica o supervisor médico da urologia do hospital, Bernardo Barreira.

Vítima de traumatismos múltiplos devido a um atropelamento, José Gentil Ferreira ficou internado no Hugol durante 100 dias. Em sua alta hospitalar, o senhor de 75 anos relatou que ficou muito satisfeito com o atendimento da unidade.

Conforme explica o supervisor médico da urologia, o paciente teve uma longa permanência no hospital devido, primeiramente, à gravidade de suas lesões, e também em razão de complicações devido ao histórico clínico anterior, exigindo atendimento com diversas especialidades médicas.


Estatísticas do trânsito

O Hugol realizou 5.643 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na Urgência e Emergência, no período de janeiro a dezembro de 2016. Desses, 62% foram acidentes com motocicletas, 28% com outros veículos e 10% consistiram em atropelamentos. Os atendimentos de acidente de trânsito demandam, geralmente, procedimentos cirúrgicos em ortopedia/traumatologia, que no período de julho de 2015 a dezembro de 2016 somaram 8.595. Esse número representa 42% do total de procedimentos cirúrgicos realizados pelo hospital.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos