O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) está necessitando urgentemente de doações de sangue do tipo A negativo (A-) e O negativo (O-). As reservas da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) estão em estado crítico por conta da diminuição das doações durante as festividades de final de ano.
Redução de doação de sangue
Segundo o biomédico supervisor do Banco de Sangue do Hugol, Wilson Moreira Torres Junior, o número de doadores reduz drasticamente no final do ano, logo no período em que há o aumento de pacientes politraumatizados, necessitando de bolsas de sangue para sua recuperação.
“O hospital não para! No final do ano, devido as festividades e viagens de férias, temos muitos acidentes e o Hugol é referência em atendimentos de urgência. Então a demanda aumenta muito nessa época, mas as doações diminuem. É uma conta que nem sempre fecha, por isso precisamos da mobilização de toda a sociedade, principalmente nessa época”, disse.
Você pode salvar vidas
Para fazer a coleta, o doador deve procurar o banco de sangue do Hugol, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 e no sábado, das 7h às 12h. É necessário sentir-se bem e saudável; ter entre 16 e 69 anos de idade; peso acima de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
Para os idosos, é importante lembrar que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos de idade. Doadores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais.
Pessoas em tratamento médico e dentário, que usem medicamentos, que tenham feito viagens recentemente, entre outros critérios, também serão avaliadas na ocasião da entrevista pré doação. O procedimento também pode ser agendado pelos telefones: (62) 3270-6661 ou (62) 3270-6662.