Press "Enter" to skip to content

Hugol precisa de doação de sangue; reservas estão em estado crítico

Última atualização 27/05/2022 | 13:02

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, precisa de doações de sangue fator Rh negativo: A negativo (A-), B negativo (B-), AB negativo (AB-) e, principalmente, O negativo (O-). As reservas estão em estado crítico, segundo o hospital.

Segundo o Hugol, as doações diminuíram nos últimos meses, o que aumenta a necessidade de doações de todos os tipos sanguíneos. No entanto, a necessidade mais urgente é de tipo sanguíneo com fator negativo.

Ao contrário da queda nas doações, o número de pacientes não diminuiu, segundo a unidade de saúde. De julho de 2015 a dezembro de 2021, o hospital realizou 17,5 milhões. Destes 65,4 mil foram transfusões e 60,2 mil coletas de sangue. Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea.

Como doar sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão do hospital faz o agendamento de horário para cada doador, com objetivo de evitar aglomerações e agilizar o processo. É possível agendar pelo site ou ainda pelos telefones (62) 3270-6661 e (62) 3270-6662.

Os possíveis doadores passam, primeiro, por uma entrevista de pré-doação. Para doar, é preciso estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter entre 16 e 69 anos de idade. Antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. Pessoas com sintomas de gripe ou de resfriado não devem doar sangue enquanto não se recuperarem.